13 março, 2019

WIART, Henry Carton de - O EXILIO DA BELGICA. Paginas actuaes : 1914-1915 [na capa, 1917]. Por... Ministro da Justiça. Traducção de X. Paris-Barcelona, Bloud  & Gay, éditores, 1917. In-8.º (18,5cm) de 59, [5] p. ; B.
1.ª edição.
"Direito! ao enunciado desta palavra, chegam-me aos ouvidos protestos insultuosos e por vezes sarcasticos.
Direito! dizem honestas gentes que tiveram seuus lares destruidos, cujas familias desappareceram no tormenta e que assistem á insolente occupação de nossas cidades e nossa aldeias, o Direito! que logro! que irrisão! Como! Uma grande potencia de accordo com outras, havia exigido, antes de tudo que a Belgica se conservasse eternamente neutra, bruscamente, em seguida, exigiu que violassemos esta neutralidade em seu proveito e contra os seus co-signatarios. Havia assumido o dever de nos garantir! Ora, covardemente, salta-nos á garganta! Na historia nunca se viu tão flagrante perjurio. Cynicamente, o imperio allemão o reconheceu pela voz de seu chanceller, a 4 de agosto de 1914, da Tribuna do Reichstag."
(Excerto de O direito)
Índice:
- O Respeito ás nacionalidades. - A nacionalidade belga atravez a Historia : o seu espirito de independencia. - A honra na politica. - O Direito. - O soldado belga. - As sympathias brazileiras.
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação.
Invulgar.
15€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário