20 janeiro, 2013

SILVA, Cesar da – MOSTEIRO DOS JERONYMOS. Historia da sua origem e rapida descripção de suas belezas. Com um prefacio do Ex.mo Sr. F. S. Margiochi. Lisboa, Typ. e Lith. Brito Nogueira, [1897?]. In-8º (20cm) de 80p. ; [1] p. il. ; B. Centenario da India : 1497-1499 
1ª edição.
Ilustrado com uma estampa do aspecto do Mosteiro nos fins do séc. XVI.
Monografia publicada por ocasião do 4º centenário do início da epopeia da descoberta do caminho marítimo para a Indía (1497-1499).
Valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
“Da grande epopêa do descobrimento do caminho maritimo para a India ficaram a Portugal, alem d’um logar importante entre as nações da Europa e d’um nome immorredouro nos fastos da historia, dois monumentos grandiosos, testemunhos gigantes d’essa gloria e padrões seculares da época de grandezas que assignalou o reinado do nosso rei venturoso.
Esses monumentos são o grande poema de Camões – os Luziadas – e esse outro admirável poema, em pedra – que se chama Mosteiro dos Jeronymos.” (excerto da primeira parte)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Sobrecapa em papel vegetal. Capas e lombada fragilizadas, com falhas, sobretudo a contracapa que apresenta falta de papel o canto inferior dto; selo de biblioteca na parte superior da capa.
Muito invulgar. 
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário