17 janeiro, 2013

LEMOS, A. Tovar de – INQUÉRITO ACERCA DA PROSTITUIÇÃO E DOENÇAS VENÉREAS EM PORTUGAL : 1950. Lisboa, Editorial Império, 1953. In-8º (21,5cm) de 145, [1] ; [5] f. desd. ; [5] mapas color. ; il. ; B. Direcção Geral de Saúde : Dispensário de Higiene Social de Lisboa
Contém o retrato de S. Ex.ª o Senhor Ministro do Interior, Dr. Trigo de Negreiros em extratexto.
Ilustrado no texto e em separado com fotografias e mapas.
Obra de referência, talvez o mais importante estudo que sobre este assunto se publicou em Portugal.
“Quanto à prostituição pouco se tem adeantado no sentido da sua diminuição. O que possa parecer diminuição corresponde sempre a uma nova modalidade dela se exercer. A questão que mais interessa é evitar a exploração e a incitação. […] Outro assunto estreitamente ligado à prostituição é a propagação das doenças venéreas pelas mulheres que se entregam a essa vida. […] As doenças venéreas são sempre de esconder. A prostituição só se conhece a declarada, da clandestina também é difícil o testemunho da sua existência e o quantum é uma questão susceptível de erro, mercê de muitos factores a começar pela sensibilidade do informador.. Quando se diz muito ou pouco, é uma questão subjectiva. Mas de uma maneira geral e porque o inquérito é mais de aspecto de extensão que profundidade, colhem-se os elementos suficientes para se fazer uma ideia do que são as doenças venéreas e a prostituição em todo o país.” (excerto da introdução)
Alfredo Tovar de Lemos. “Licenciado em medicina aos 23 anos, cedo começou a preocupar-se com os problemas sociais e com a saúde dos mais desprotegidos. Dedicou-se ao estudo da Higiene Social e à propaganda da Educação Física, e dirigiu a primeira Escola de Reeducação de Sinistrados do Trabalho. Desempenhou diversos cargos públicos, tendo sido Director do Dispensário de Higiene Social de Lisboa, Delegado de Saúde e Vereador da Câmara de Lisboa."
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico, sociológico e bibliográfico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário