22 janeiro, 2013

TRATADO APOLOGETICO DA INNOCENCIA DOS JESUITAS NO ATTENTADO DE 3 DE SETEMBRO DE 1758 CONTRA A SAGRADA PESSOA E PRECIOSA VIDA DO FIDELISSIMO REI O SENHOR DOM JOSÉ PRIMEIRO OU DEMONSTRAÇÃO DAS FALSIDADES DA CALUMNIADORA SENTENÇA DE 12 DE JANEIRO DE 1759. Lisboa, Typographia Rua do Bem Formoso-153, 1867. In-8.º (21cm) de 167, [1] p.
Publicado sem indicação de autor, o presenta tratado procura demonstrar a inocência nos crimes que são imputados à Companhia de Jesus por conspiração e atentado à vida de D. José.
“Como entre os enormes crimes que a calumnia imputou aos Jesuitas, é certamente o mais atroz, e aquelle de que o inimigo da Companhia mais se valeu para a destruir, o atentado contra a pessoa de El-Rei o Senhor Dom José Primeiro, perpetrado na noite de 3 de setembro de 1758, julguei dever co-ordenar este breve Tratado Apologetico, para que possa chegar ás mãos de todos e ser lido por todos, para que todos possam inferir por legitima consequencia que, assim como é falsissimo este crime que o inferno aconselhou fosse imputado aos Jesuitas, assim são igualmente falsos todos os outros que lhes foram imputados em muitos papeis satyricos e infamatorios, publicados na mesma epocha e provindo da mesma origem.
Pedimos atenção para o que vamos escrever; não pretendemos ganhar fama pelas bellezas oratorias, mas estamos certos que conseguiremos desmascarar a calumnia, se por ventura existe quem julgue os Jesuitas reus dos crimes que lhes foram imputados.”
(Prólogo)
Exemplar desencadernado, por abrir, em bom estado de conservação. F. rosto ligeiramente oxidada.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário