26 outubro, 2021

VASCONCELOS, João Teixeira de - ÁFRICA VIVIDA. Memórias de um caçador de elefantes.
[Prefácio de Augusto Casimiro]
. Porto, Distribuidores: Livraria Fernando Machado, 1957. In-8.º (19 cm) de 402, [2] p. ; [6] f. il. ; E.
Conjunto de episódios de caça narrados pelo autor, irmão do poeta Teixeira de Pascoaes, explorador, administrador e caçador de animais de grande porte em África.
Segunda edição desta obra que, porque muita acrescentada em relação à primeira - cerca de 200 páginas - pode ser vista como uma 1.ª edição, ou como uma variação desta, incluindo neste volume o inédito "África vivida" - o segundo capítulo do livro.
Livro ilustrado com 18 fotogravuras distribuídas por 6 folhas separadas do texto. Inclui um retrato do autor reproduzido a partir de um busto do escultor António Duarte.
Obra valorizada pelo prefácio de Augusto Casimiro, escritor e jornalista, antigo tenente do Corpo Expedicionário Português, em França.
"Seduziu-me sempre a vida aventureira, as longas divagações através da selva africana, onde o perigo e o imprevisto exercem sobre nós uma força de atracção à qual se não resiste. Não há nada como a caça para se poder viver em África uma vida de grandes sensações, - vida que me dominou durante uns dez anos e da qual conservei inolvidáveis recordações. Na verdade, um caçador não se aborrece, está sempre alerta, tem sempre novos projectos a realizar, tem diante de si uma imensidade de terras misteriosas e é-lhe completamente desconhecido o spleen, o tédio e a hipocondria que afligem, na Europa, os europeus. O caçador não descansa e é raro pernoitar no mesmo sítio. Cada sol que nasce alumia-lhe novos horizontes. Paisagens desconhecidas aparecem constantemente diante dos nossos olhos e sentimos sempre um desejo violento de as percorrer, a fim de vermos o que existe para além delas. Isto e o encontro comovente com os grande animais selvagens, como o elefante, o búfalo, o rinoceronte, apresentam, para temperamentos idênticos ao meu, um interesse extraordinário."
(Excerto do Cap. II, A vida de um caçador nas selvas)
Índice:
Prefácio. | MEMÓRIAS DE UM CAÇADOR DE ELEFANTES: Prefácio da primeira edição [de Raul Brandão]. I - O meu primeiro elefante. II - A vida de um caçador nas selvas. III - No planalto de Mazenquele. IV - Os búfalos. V - Cinco elefantes. VI - Exploração do Cuílo. VII - Costumes indígenas. VIII - Morte do Giatiça. IX - O Macuta. X - A última caçada no Pombo. | ÁFRICA VIVIDA: I - Uma praga de gafanhotos. II - Inhambane - Vilanculos. III - A morte de um leão. IV - A morte de uma jibóia. V - Um caso de justiça em Quibocolo. VI - O Rio Zaire. VII - Morte dum conselheiro em terras de Malange. VIII - Circuncisão. IX - Caçada infeliz. X - Dois dias numa ilha do Baixo Zaire. XI - D. Pedro VII, Rei do Congo. XII - Por terras do Cuango. XIII - Uma hiena que morre. XIV - Uma noite mal passada. XV - Curiosidades de África. XVI - Novo rumo. | Exortação à mocidade. | Nota à margem de dois livros.
Encadernação em tela com cercadura na pasta anterior e ferros gravados a seco e a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar e muito procurado.
60€

Sem comentários:

Enviar um comentário