02 outubro, 2021

III CONGRESSO NACIONAL DO LIVRE PENSAMENTO em 4, 5, 6 E 7 de Outubro de 1916 na séde da Caixa Economica Operaria, Rua da Infancia (á Graça) promovido pela Federação Portuguesa do Livre Pensamento.
Regulamento, téses e sub-téses e seus relatorios
. Lisboa, Tipografia Leiria - Rua da Horta Sêca, 64 : Proprietaria e editora - A Federação Portuguesa do Livre Pensamento, 1916. In-8.º (22 cm) de 53, [3] p. (inc. capas) ; B.
1.ª edição.
A Federação Portuguesa do Livre Pensamento foi uma organização fundada pela maçonaria em 1913 na sequência do 17.º Congresso Internacional do Livre Pensamento e que, tendo em vista a emancipação das consciências, acabou por tomar parte no ambiente anti-clerical então vivido. (casacomum.org)
Matérias:
Regulamento do III Congresso Nacional do Livre Pensamento. | III Congresso Nacional do Livre Pensamento : Téses a relatar e a discutir. | Relatorio da Junta Federal do Livre Pensamento. | Segunda tése. Sub-tése C - «A lei do divorcio poderá ser modificada no sentido de facilitar e tornar menos onerosa a sua execução, sem que para isso deixe de ficar rodeada de todas as garantias necessarias para manter o prestigio e a responsabilidade das instituições familiares?» - Relator: Fernão Bôto Machado | Primeira tése. Sub-tése C - «Vantagens ou inconvenientes dos meios de repressão e incitamentos na escola.» - José Nunes da Graça | Segunda tése. Sub-tése A - Alterações a introduzir no Codigo do Registo Civil, afim de obviar a os inconvenientes da carestia dos seus documentos, da falta de solemnidade nos seus actos e da má instalação de muitas das suas repartições. - Augusto José Vieira | Primeira tése. Sub-tése B - «Gradualidade de programas, processos e metodos de ensino, para que este venha a ser perfeitamente racionalista.» - Relator: Lino da Silva | O Estado e os cultos religiosos - É ou não chegado o momento de introduzir na lei da Separação do Estado das egrejas as modificações que a experiencia tiver indicado no sentido de a tornar ainda mais radical? - Relator: José do Vale.
Exemplar em brochura, preso por agrafes, bem conservado.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário