10 outubro, 2021

MANUAL PARA O SERVIÇO POLICIAL URBANO DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA
. Lisboa, Editores : Pap. e Tip. Fernandes & C.ª L.da, 1920. In-8.º (13,5 cm) de 90, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Raro manual para instrução dos militares da GNR, "republicanisado" a partir de um outro existente pré 5 de Outubro de 1910. Livro terminado em 1919, e publicado no ano seguinte (1920), em época de grande instabilidade nacional,sobretudo na capital. Peça com indubitável interesse para a história desta força militarizada e do período que se seguiu à implantação da República.
"A Guarda Nacional Republicana é a descendente directa da Guarda Real da Polícia, criada no princípio do século XIX, passando por várias denominações até atingir a actual: Guarda Real da Polícia (GRP) (1801-1834); Guarda Municipal (Lisboa/Porto) (1834-1910); Guarda Republicana (1910-1911); Guarda Nacional Republicana (GNR) (1911-)."
(Fonte: wikipédia)
"Ex.mo Sr. Comandante do B. n.º 1 da G. N. R.
Havia anteriormente a 1910, na extinta Guarda Municipal, um pequeno livro intitulado «Instruções para o Serviço Policial», distribuido a cada soldado e destinado a orientar, ou guiar, as praças na resolução das ocorrencias policiaes em que, pela natureza do serviço, eram obrigadas a intervir.
Este livro éra tambem um precioso auxiliar para os cabos comandantes de guardas e, principalmente, para todos os graduados, um bom guia na instrução a ministrar aos soldados de recente alistamento.
Organisada a Guarda Republicana e depois a Guarda Nacional Republicana, embora as funções policiaes continuassem, começou a tornar-se raro esse livro que hoje é já bem dificil encontrar.
De ha muito pois, vem fazendo sentir-se a falta de um «Manual» que desempenhe o papel das «Intruções» a que me refiro, e, sem êle, a despeito da boa vontade dos graduados, a competencia dos novos soldados da Guarda, em materia policial, será sempre minima, acrescendo a dificuldade que os graduados encontram para se instruir a êles próprios.
E assim, sem pretender fazer uma coisa inteiramente nova, para o que me falharia a competencia, tentei modernisar, ou talvez apenas «republicanisar» as antigas «Instruções» calcando-as no «Manual para o Serviço Policial Urbano» que tenho a honra de submeter á esclarecida apreciação de V. Ex.ª, ambicionando que lhe seja reconhecida a utilidade precisa para poder preencher, um pouco, a falta que á instrução faz um livro de tal natureza, embora mais completo que o presente.
Lisboa, 20 e Outubro de 1919.
C. C."
"1.º - A Guarda Nacional Republicana é um corpo de segurança publica; como a sua denominação indica, destina-se á guarda e defeza das instituições republicanas, e tem por missão especial manter a ordem publica e velar pela segurança da propriedade e vida dos cidadãos, prestando-lhes todo o auxilio possivel.
Exemplar em brochura, cansado, em bom estado geral de conservação.
2.º - Os individuos que compôem este Corpo devem distinguir-se pelo seu porte, aceio, boas maneiras, seriedade e honradez; e, como militares, nunca devem esquecer que só pela sua dedicação pelo serviço, valor e serenidade no perigo, se tornam dignos do honroso uniforme que vestem, uniforme este que deve ser um simbolo de abnegação, de virtude e de honra, a qual todo o militar deve conservar sem mancha, pois que uma vez perdida não mais torna a encontrar-se."
(Excerto do Cap. I - Obrigações Gerais)
Matérias:
I - Obrigações Gerais. II - Deveres dos Comandantes das Estações. III - Deveres das sentinelas. IV - Instruções para as patrulhas. V - Prisões. VI - Auxilios - Incendios - Inundações - Explosões de Gaz - Acidentes eletricos. VII - Socorros a doentes, feridos e crianças abandonadas.
Muito raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Com interesse histórico.
Peça de colecção.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário