MANZONI, Romeu - O PADRE NA HISTORIA DA HUMANIDADE. Ensaio popular de Patologia-Psicologica. A força moral do padre é filha da fraqueza fisica das multidões. 4.ª edição. Editor - Agostinho Soares Pimentel. Publicações do Gremio Montanha. Lisboa, Typographia Liberty : Lamas & Franklin, 1910. In-8.º (16,5 cm) de 111, [1] p. ; B.
Obra anticlerical patrocinada pelo "Grémio Montanha", loja maçónica portuguesa conhecida pelo seu activismo político, antes e depois de 5 de Outubro de 1910.
Inclui no final do livro o artigo «O Padre e a critica - resposta ao Dr. Alfredo Piodo».
"Sob este titulo vou resumir, em algumas pajinas para bem do povo, a historia das diversas relijiões e demonstrar esta simples verdade: qualquer povo tem os seus padres. Todos êles por mais diferentes que sejam, defendem os mesmos dogmas e observam os mesmo ritos. Todos se revestem duma missão divina. Todos e arrógam, com notavel segurança, ter nas mãos o monopolio da verdade. Entre êles, cada grupo e apresenta como o unico lejitimo; trata os outros de bastardos, e heréticos, de danados, de maneira que, graças aos padres, as relijiões lembram-nos os cães da fabula que depois de se devorarem deixaram como recordação aos vindouros um pedaço de rabo...
Se esta linguajem vos parece irrespeitosa, observo que não falo da Relijião, mas das relijiões. Ente estas e aquéla ha uma diferença tão grande que eu poderia repudiar todas as relijiões sem que a Relijião sofresse: bem ao contrario..."
(Excerto do Cap. I)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação, exceptuando as capas, frágeis, que ostentam pequenas falhas de papel, em especial nos cantos.
Muito invulgar.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário