10 junho, 2014

PEREIRA, J. M. Esteves - A INDUSTRIA PORTUGUEZA (Seculos XII a XIX) : com uma introducção Sobre as corporações operarias em Portugal. Por... Lisboa, Empreza do Occidente, 1900. In-8º (19cm) de XXXIX, [1], 42, [2] p. ; B. Elementos de logographia industrial
Curioso estudo histórico sobre a indústria nacional.
"Em cada epoca apparece uma certa ordem de estudos que captiva os espiritos e d'ella saem os elementos de uma sciencia nova.
O industrailismo, systema que considera a industria como o fim principal do homem, conta hoje, graças á instrucção positivista, um crescido numero de adeptos, que por aturadas investigações buscam demonstrar a sua doutrina, auctorisando-a com factos historicos.
D'aqui se originou a logographia industrial, ou reprodução escripta do progresso das industrias, formando um conjuncto dos conhecimentos relativos ao desenvolvimento material da civilisação."
(excerto da introdução)
João Manuel Esteves Pereira (1872-1944). “Erudito particularmente interessado na história da indústria, J.M. Esteves Pereira frequentou a Academia de Belas-Artes de Lisboa e o Instituto Industrial e Comercial. Concluiu em 1896 o Curso Superior de Letras. Em 1897 publicou na Companhia Nacional Editora, inserida na colecção «Biblioteca do povo e das escolas», a curiosa monografia O feminismo na indústria portuguesa, o que denota desde logo o seu interesse pela história industrial e do movimento feminista. Em 1900 voltou ao tema, publicando na editora Occidente A industria portugueza: século XII a XIX: com uma introdução sobre corporações operárias em Portugal: elementos de logographia industria."
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos, ligeiramente oxidadas. Título de possa na capa.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário