19 junho, 2014

MONTEIRO, José António Pereira - O EXÉRCITO LIBERTADOR : 1828-1834. Lisboa, Direcção do Serviço Histórico-Militar, 1989. In-8º (20,5cm) de [1], 36 f. ; il. ; B. Cadernos de História Militar, N.º 4
"A formação de um "Exército Libertador" enquadra-se no processo de instauração do liberalismo em Portugal, que só veio a terminar ao fim de catorze anos de lutas por vezes renhidas e muito complexas, marcados por uma alternância de vitórias e derrotas.
A situação militar foi marcada, particularmente a partir de 1828, pela alternância de comandos e a divisão em dois Exércitos bem definidos que terminou apenas em 1834, com a Convenção de Évora-Monte.
Analisar o período em questão, à luz das exigências da moderna historiografia científica não é tarefa fácil, devendo-se essa dificuldade em grande parte ao estado da historiografia portuguesa a ele relativa.
Grande parte da historiografia desta época foi quase sempre escrita pelos vencedores e transmitida normalmente por cronistas oficiais..."
(excerto da introdução)
José António Pereira Monteiro é licenciado em História, variante de Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O presente trabalho foi objecto de uma palestra realizada no auditório deste Serviço [Histórico-Militar] em 26 de Maio de 1988.
Brochura em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Exemplar stencilizado, sem indicação de registo na BNP (Biblioteca Nacional).
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário