AIROZA, Padre João Pedro Ferreira - COLLEGIO DE REGENERAÇÃO EM BRAGA. Pelo... Coimbra, Imprensa da Universidade, 1892. In-4.º (25 cm) de 9, [3] p. ; B. 1.ª edição.
Opúsculo de apresentação do Colégio ao Congresso Pedagogico Hispano-Portuguez-Americano, realizado em Madrid - durante o mês de Outubro de 1892, na Universidade Central (actual Complutense).
"O Instituto Monsenhor Airosa – IMA, foi fundado, em 1869, pelo Padre João Pedro Ferreira Airosa (1836-1931), homem de grande iniciativa e entrega ao ideal do amor a Deus e ao Próximo que profundamente viveu e transmitiu.
Impressionado pelos relatos de vida e intenções de mudança que, enquanto sacerdote, se lhe revelavam, tomou como seu desafio fundar uma instituição, em Braga, a que inicialmente chamou de “Casa d’Abrigo”, com o objectivo de ajudar mulheres enredadas nas teias da prostituição que desejassem mudar de vida, dando-lhe por lema “Pela Instrução e pelo Trabalho”.
Em 1874, é mudado o nome para “Colégio da Regeneração”, e são aprovados os respectivos estatutos. Em homenagem ao seu fundador, na passagem do centenário da fundação, em 1969, a obra passa a chamar-se “Instituto Monsenhor Airosa” e é dotada de novos estatutos."
(Fonte: https://imairosa.wordpress.com/quem-somos/historia/)
"Sob a denominação de Collegio de Regeneração acha-se legalmente installado na cidade de Braga um asylo, que tem por fim acolher e encaminhar ao bem pela instrucção e pelo trabalho as infelizes mulheres extraviadas nos meandros da vida abjecta, habilitando-as a ganhar honradamente o pão de cada dia.
Foi creado pelo padre João Pedro Ferreira Airoza, da mesma cidade, auxiliado pelo fallecido padre João Carlos Rademaker, de Lisboa, e por uma commissão de senhoras. [...]
Para satisfazer ao seu fim, além das aulas de instrucção primaria, de desenho e de musica, tem o collegio officinas de costura e bordaddos, de engommar, de tecelagem e de lavagem de roupa, bem como o ensino practico da horticultura e floricultura na cerca do edificio.
O producto dos seus trabalhos tem sido apresentado nas exposições de Braga, do Porto, de Lisboa e na exposição universal de Paris em 1889, sendo premiado em todas, o que demonstra á evidencia os bons fructos d'esta instituição humanitaria e civilisadora."
(Excerto da apresentação)
Monsenhor Airosa de nome João Pedro Ferreira Airosa (1836-1931). "Nasceu, em S. Pedro de Maximinos, em 20 de dezembro de 1836 e faleceu a 25 de setembro de 1931. Foi ordenado sacerdote, em 1859, celebrando a sua primeira missa no altar de Nossa Senhora da Piedade, na Sé Primaz. Dotado de uma profunda fé, deixou-se conduzir por um ideal e entregou-se totalmente a uma causa humanitária, recuperar e reabilitar mulheres jovens com condutas desviantes. Em 1869, fundou a Casa D’Abrigo instalada, provisoriamente, na rua do Areal, em S. Víctor, sendo mais tarde transferida para o Convento da Conceição. Em 1969, no centenário da fundação da Casa D’Abrigo, foi distinguido com a atribuição do seu nome à sua obra, passando a denominar-se Instituto Monsenhor Airosa."
(Fonte: https://www.cm-braga.pt/pt/1201/conhecer/historia-e-patrimonio/patrimonio-cultural/patrimonio-estatuario/item/item-1-11971)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenas falhas marginais.
Muito invulgar.
10€