CRUZ, Frederico - CARVALHO ARAÚJO CONTRA VON ARNAULD DE LA PERIERE. [Por]... Capitão de fragata. Conferência proferida no Teatro do S. N. I. em 14/X/953. Lisboa, [s.n. - Composto e impresso na Tipografia da L. C. G. G., Lisboa], 1953. In-4.º (23 cm) de 24 p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição independente.
Ilustrada com uma fotogravura, impressa sobre papel couché, dos contendores após o combate.
Narrativa do combate naval entre o caça-minas Augusto de Castilho, comandado por Carvalho Araújo, e o U-boat alemão, capitaneado por Von Arnauld de la Perière. Finalizada a refrega, os sobreviventes portugueses foram abandonados à sua sorte, num bote, tendo percorrido 200 milhas até terra firme, odisseia também aqui descrita, bem como a sua recepção em Lisboa, presidida por Sidónio Pais, que os promoveu e condecorou. A narrativa propriamente
dita, é precedida pelas reflexões do autor acerca da heroicidade e das
causas que contribuíam para a conflagração mundial.
Livro valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"Desempenhou o Augusto de Castilho várias missões com galhardia. [...] E um dia - 13 de Outubro de 1918 - ei-lo que em nova missão largou do Funchal a caminho dos Açores comboiando o paquete São Miguel. [...]
Carvalho Araújo tinha um ar cansado; estava pálido, desfigurado. Olhou para o condutor Simões e respondeu num tom de voz estranho: «O Sr. acaba as suas derrotas. Mas quem fica derrotado sou eu».
A frase tem o seu quê de enigmático e Luís Simões nunca pôde concluir se alguma soturna premonição assaltara o Comandante, ou se este se referia apenas à sua imensa fadiga. Seja como for ainda não tinha decorrido uma hora quando se ouviu o grito fatidico: Submarino! Submarino!
O imediato Ferraz correu à ponte mesmo descalço. Pela popa dos dois navios surgira o comprido fuso anegrado, sobre o dorso do qual se erguia a torre de comando, guardada a vante e à ré, por duas formidáveis peças de 150 mm de calibre - mais do dobro da maior das peças do Augusto de Castilho."
(Excerto da Conferência)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário