FONSECA, Tomás da - MEMÓRIAS DUM CHEFE DE GABINETE. Prefácio de Lopes de Oliveira. Lisboa, Distribuidores: Livros do Brasil, Limitada, 1949. In-8.º (19,5cm) de 166, [4] p. ; [4] f. il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrada com 4 fotogravuras em extratexto.
Livro de memórias do autor relativas ao período da República, e sobretudo, à época em que foi chefe de gabinete do Ministro do Fomento, António Luís Gomes, ilustre figura republicana.
"Pois, dei-me a reler em Mortágua este novo trabalho de Tomás da Fonseca - Memórias dum Chefe de Gabinete - em que se encontram não só lembranças do seu passado, da sua nobre vida, mas também eloquentes páginas da própria história da República. [...]
As Memórias dum Chefe de Gabinete vieram focar a figura de António Luiz Gomes, um dos mais nobres fundadores da República Portuguesa - na hora em que era alvo duma torpe perseguição - cercando-a do fulgor das suas virtudes, levantando-a como alto exemplo perante as novas gerações. [...]
O Doutor António Luiz Gomes, como Ministro do Fomento, escolheu para o seu Gabinete um só homem - Tomás da Fonseca. Não teve outro auxiliar."
(excerto do prefácio)
Tomás da Fonseca (1877-1968). "Poeta, ficcionista, historiógrafo, jornalista, professor e militante republicano de cariz anti-clerical, José Tomás da Fonseca colaborou, com o advento da República, na reforma do ensino primário normal e organizou e animou diversas associações de carácter cultural. Foi vogal do Conselho Superior de Instrução Pública, director da Escola Normal de Lisboa e de Coimbra - das quais foi afastado pelo sidonismo e pelo Estado Novo - e um dos fundadores da Universidade Livre de Coimbra. É muito vasta a sua colaboração na imprensa periódica nomeadamente em A Pátria, O Mundo, A Vanguarda, República, Alma Nacional ou, entre outros, no Arquivo Democrático, de que foi director. Em Evangelho de um Seminarista, Memórias dum Chefe de Gabinete e Memórias do Cárcere encontramos, passados a letra de imprensa, testemunhos da sua vivência."
(in purl.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa manchada.
Invulgar.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário