ESTEVÃO, José - CARTAS SEM TITULO. Por... Rio de Janeiro, [s.n. - imp. na Typ. do "Jornal do Commercio" de Rodrigues & C., RJ], 1902. In-4º (23,5cm) de VI, 326, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Obra publicada sob pseudónimo, da autoria de Tobias do Rego Monteiro.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do autor - que assina com o seu pseudónimo -, dirigida ao "erudito..." (nome rasurado).
"Estas cartas apparecem reunidas em livro, ainda com o pseudonymo que as subscreveu no Correio Paulistano. Dou ao volume a epigraphe com que se tornaram conhecidas, embora cada uma receba agora titulo especial, de accordo com o assumpto. Não creio que esta nova fórma de publicidade logre mudar-lhe o caracter passageiro que tiveram; póde ser, porém, que alguem que por ventura as consulte, a respeito dos factos principaes a que se referem, ao menos encontre aqui a vantagem de evitar incommoda pesquiza de jornaes.
Pouco importa o nome real que a pseudo assignatura disfarça. Occultei-o até o fim para evitar a grosseria tão commum nas polemicas. Discutindo frequentemente questões politicas muito inflammadas, no momento, era de esperar que, por maior que fosse o meu cuidado de tratar com urbanidade os adversarios, mais dia menos dia, me impellissem a um debate degradante, exclusivamente propicio ao escandalo."
(excerto do prefácio)
Crónicas:
- Os boatos do dia. - Conspiração. - A prisão do Sr. Andrade Figueira. - O enterro da conspiração. - A nomeação do Sr. Nabuco. - A transformação do Sr. Andrade Figueira. - A carta da Princeza. - O Brasil Republica perante o extrangeiro. - O Phantasma allemão. - Reforma eleitoral. - As finanças e a mensagem. - O Sr. Ferreira Vianna. - A esterilidade do congresso. - A operação das xiphopagas. - Projectos de estatuas. - Um discurso do Sr. Ruy Barbosa. - Uma carta do Sr. Lafayette. - A pateada nos theatros. - Decadencia das assembléas. - Conservador ás avessas. - O assassinato do rei Humberto. - A fabula do moleiro. - O laudo do Oyapok. - A policia do Rio. - Nomeações diplomaticas. - Administração municipal. - Effeitos das emissões. - A baixa do café. - Ainda o café. - A reforma do ensino. - Nova revolução abortada. - Viagens navaes. - A mensagem do Sr. Rodrigues Alves. - A execução do «funding». - Precedencia do casamento civil.
Tobias do Rego Monteiro (1866-1952). "Jornalista, historiador e banqueiro; estuda em sua cidade e abandona o curso da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro; funda e dirige os jornais "A Idéia" e "A Luz" (ambos de cunho literário em Natal); oficial de gabinete de Rui Barbosa, trabalha no "Diário Oficial" após a proclamação da República (15/11/1889) e acompanha-o no exílio após a Revolta da Armada; de volta ao país, articula a aquisição do "Jornal do Brasil" e trabalha no "Jornal do Commercio" e "Correio Paulistano"; após a política de Prudente de Morais e Campos Sales, acompanha-o na viagem à Europa e entrevista Émile Zola (24/06/1898, sobre o Caso Dreyfus); Senador (1921 a 1923), é um dos maiores historiadores do Brasil e autor de obras como "História do Império - a Elaboração da Independência" (1927), "Pesquisas e Depoimentos para a História" (1931), "O Primeiro Reinado" (1939 a 1946), etc."
(in www.projetovip.net)
Exemplar brochado, na sua quase totalidade por abrir, em bom estado geral de conservação. Capas com defeitos. Em falta 1 folha (em bco?), situada entre o prefácio e a crónica de abertura.
Raro.
20€
Sem comentários:
Enviar um comentário