23 setembro, 2014

TOURADAS E TOUREIROS : paginas soltas - Publicação Quinzenal. 1895 : Lisboa, 14 de abril : N.º 1. [Dir. Carlos Abreu]. Lisboa, [s.n.], 1895. In-4º (22,5cm) de 16 p. ; il. ; B.
Publicação tauromáquica. Saiu apenas o 1.º número. Ilustrado nas páginas do texto.
"Aqui está mais uma publicação tauromachica. Logar para ella, senhores, porque se não traz desembainhado o fino estoque de Guerrita ou de Mazzantini, se não se apresenta com as bandarilhas em punho, como Roberto ou Calabaça, traz enrolado no braço, de envolta com o capote, um programma que não é muito longo, mas é sincero.
Discutirá e apreciará a tauromachia, com imparcialidade, mas com desassombro. E, á semelhança dos artistas, quando sentem o primeiro toque para a sahida do bicho, procurará tomar no campo onde se vae collocar, sem perder a serenidade tão precisa n'esta lucta impiedosa e ingloria, onde ha que arcar com obstaculos que aos profanos parecem de pouca monta, mas que aos aficionados se antolham difficeis e por vezes insupperaveis.
Correcta, sem que uma phrase escripta n'estas paginas tenha o fito de melindrar alguem, esta publicação occupar-se-ha unica e exclusivamente de assumptos tauromachicos, como o seu titulo indica, publicando em cada numero um retrato, pelo menos, e respectiva biographia, artigos criticos e profissionaes, poesias, contos, etc., de maneira a formar um volume no fim de cada época.
está soando o clarim... Já saltou para o redondel o primeiro touro, nervoso, bonita estampa, os olhos cheios de laivos vermelhos, e as narinas fremendo como que em procura do inimigo...
Vae começar a corrida... Por isso está apresentada a publicação."
(Apresentação, Duas Palavras)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação.
Raro.
Sem indicação de registo na Biblioteca Nacional (BNP).
Peça de colecção.
40€

Sem comentários:

Enviar um comentário