26 março, 2012

OS VENCIDOS DA VIDA : Ciclo de conferências promovido pelo Círculo Eça de Queiroz. Lisboa, [s.n. – comp. imp. Empresa Litográfica do Sul, S.A.-Vila Real de Santo António], 1989. In-8º (21cm) de 165, [5] p. ; B.
"Vencidos da Vida", “designação com que Oliveira Martins batizou, em 1888, o "grupo jantante", de onze intelectuais portugueses, que se encontrava ora no Café Tavares ora no Hotel Bragança, e que congregava, para fins de mero convívio e diversão, os membros mais destacados da chamada Geração de 70, entre os quais o próprio Oliveira Martins (autor da denominação Vencidos da Vida), Ramalho Ortigão, Guerra Junqueiro, António Cândido, o Marquês de Soveral, o Conde de Ficalho e, a partir de 1889, Eça de Queirós. Para além destes, e para completar o grupo dos onze também participaram Carlos Lima Mayer, Carlos Lobo d'Ávila, Bernardo de Pindela (mais tarde, Conde de Arnoso) e o Conde de Sabugosa.” (infopedia.pt)
Matérias: «Os Vencidos da Vida» no Quadro Geral da Época, por Carlos Lemonde de Macedo; Oliveira Martins, Um «Vencido da Vida Nova», por Joaquim Veríssimo Serrão; António Cândido – Da Tribuna a Candemil, por Moreira das Neves; Carlos Lobo de Ávila e os «Vencidos da Vida», por Rafael Gomes Filipe; O nosso Eça e os seus Pares, por Francisco de Paula Leite Pinto; O Conde de Sabugosa, por Luís Forjaz Trigueiros; Guerra Junqueiro em Viana, por António Manuel Couto Viana; Conde de Arnoso, Secretário Particular de D. Carlos, por João Patrício; Marquês de Soveral, por Domingos Mascarenhas; Repreensão e Louvor a Ramalho, por João Bigotte Chorão; Eça de Queirós: os «Vencidos da Vida» e as Responsabilidades do Escritor, por Jorge Borges de Macedo; O Conde de Ficalho, Cientista e Fidalgo, por Moreira das Neves; Carlos Lima Mayer desmente Fialho de Almeida, por António Maria Zorro. 
Excelente exemplar.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário