EMPRESA NACIONAL DE NAVEGAÇÃO : CODIGO PARTICULAR. Palavras combinadas para resumir os telegramas entre agentes. Lisboa, Empresa Nacional de Navegação [imp. Typ. Christovão Augusto Rodrigues, L.ͩ ͣ], 1917. In-4.º grd. (29,5cm) de 34 p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Contém em apenso, e intercaladas no texto, páginas e tiras de papel dactilografadas, com tipos diferentes, que acrescentam códigos aos originalmente impressos.
Contém ainda uma figura esquemática, baseada no systema das 24 horas que explica o modo de telegrafar a chegada e saída dos navios.
1.ª edição.
Contém em apenso, e intercaladas no texto, páginas e tiras de papel dactilografadas, com tipos diferentes, que acrescentam códigos aos originalmente impressos.
Contém ainda uma figura esquemática, baseada no systema das 24 horas que explica o modo de telegrafar a chegada e saída dos navios.
Livro de códigos utilizado entre os agentes da ENN, apresenta-se rasurado e corrigido ao longo do texto e nas tabelas, a preto e vermelho.
Utilização dos códigos: Endereços Telegraphicos; Chegada dos Vapores (A primeira palavra significa antes do meio dia, a segunda depois do meio dia; Sahidas dos Vapores (idem); Vapores; Portos; Passageiros; Malas e Bagagens; Carga; Fretes; Quarentenas; Carvão; Avarias; Diversos; Mantimentos.
Vapores: Portugal/ Nyassa; Angola; Luabo; Cabo Verde/Congo; Bolama; Ambriz; Cazengo/S. Thomé; Ambaca; Zaire/PedroGomes; Loanda/Quanza; Mossamedes/Cubango; Manica; Malange/Lourenço Marques; Mindello; Zambezia; Extremadura; Africa; Beira (rebocador); Ibo; Dondo; Peninsular; Chinde; Moçambique; Lima; Minho; Coimbra; S. Thiago/Cabo Verde.
Documento histórico, ferramenta de trabalho, teve utilização anterior e posterior à alteração do nome da empresa para Companhia Nacional de Navegação, de acordo com as referidas emendas, e pela presença de uma folha timbrada da empresa, colada numa das últimas folhas de texto, com a indicação dos agentes e fornecedores da carvão em Dakar, já com a nova denominação.
"A Empresa Nacional de Navegação (1881-1918) foi constituída no ano de 1881, mediante contrato com o Governo Português para efectuar a ligação de Lisboa a Moçâmedes, as ligações entre as ilhas de Cabo Verde e entre estas e a Guiné, por um período de 10 anos. Em 1918, a Empresa Nacional de Navegação foi transformada e passou a ser designada por Companhia Nacional de Navegação (1918-1985), em cujos navios se fez a maior parte do transporte dos contingentes militares, material, funcionários do Estado e portugueses que iam para os antigos territórios portugueses em África. Ao longo da sua existência a CNN incorporou parte da Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes (1919-1972), empresa cuja actividade estava ligada à CUF pelo transporte de matérias primas necessárias e de produtos saídos das unidades fabris dessa empresa. A 3 de Maio 1985, por Decreto-Lei n" 138/85, e após várias tentativas de reestruturação, a CNN foi extinta, em simultâneo com a Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos (CTM)." (www.aatt.org/site/)
Encadernação inteira de percalina com ferros a seco e a ouro na pasta anterior; conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação; lombada e pastas com defeitos.
Raro – peça de colecção.
Exemplar em bom estado de conservação; lombada e pastas com defeitos.
Raro – peça de colecção.
100€
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