BASTO, A. J. Pinto - CRUZADOR S. GABRIEL. Viagem de Circumnavegação. Por... Lisboa, Livraria Ferreira : Ferreira, L.da-Editores, 1912. In-8.º (21cm) de 444, [4] p. ; E.
1.ª edição.
1.ª edição.
Muito valorizada pela dedicatória autógrafa do autor, datada de 20 de Abril de 1912, a João Jorge Moreira de Sá, comandante do Yatch Amelia.
Livro ilustrado com fotografias e desenhos do autor, "contém interessantíssimas descrições dos lugares de aportamento, seus usos e costumes. Numerosos e primorosos desenhos, reproduções fotográficas e três folhas desdobráveis, representando uma delas o Canal do Panamá, outra, a negro e vermelho, um exemplar de caligrafia japonesa e ainda outra, de grandes dimensões, com um mapa da viagem efectuada. Com referências a Wenceslau de Moares, então cônsul de Portugal em Kobe."
"Foi o «S. Gabriel» não só o primeiro navio de guerra portuguez que
realisou uma viagem de circum-navegação, mas o primeiro navio portuguez
que passou pelo estreito de Magalhães e Canaes da Patagonia, e entrou
nos portos do Chili, Peru, Panamá, Mexico, California e ilhas de Hawai,
fazendo, sem dúvida, uma das mais interessantes, se não a mais
interessante viagem, dos ultimos annos.”Livro ilustrado com fotografias e desenhos do autor, "contém interessantíssimas descrições dos lugares de aportamento, seus usos e costumes. Numerosos e primorosos desenhos, reproduções fotográficas e três folhas desdobráveis, representando uma delas o Canal do Panamá, outra, a negro e vermelho, um exemplar de caligrafia japonesa e ainda outra, de grandes dimensões, com um mapa da viagem efectuada. Com referências a Wenceslau de Moares, então cônsul de Portugal em Kobe."
Encadernação editorial em tela com reprodução de uma aguarela do cruzador S. Gabriel, da autoria do Comandante Pinto Basto, incrustada na pasta frontal, e com dourados a seco e a ouro nas pastas e na lombada.
Excelente exemplar.
Invulgar.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário