01 fevereiro, 2025

MENEZES, José Luís Calheiros e -
PROBLEMAS ACTUAIS DA INDÚSTRIA DA CORTIÇA EM PORTUGAL : suas perspectivas de desenvolvimento. Separata do Boletim a Junta Nacional da Cortiça. Lisboa, [s.n. - Composto e impresso na Tip. E. N. P. - Anuário Comercial de Portugal]. In-8.º (21x16 cm) de 43, [1] p. ; [1] f. desdob. ; il. ; B.
1.ª edição independente.
Estudo com interesse para a história da indústria corticeira. Trata-se da tese apresentada pelo autor, com a colaboração da JNC, ao IV Congresso Florestal Mundial.
Ilustrada no texto com 1 diagrama, 2 gráficos, e 14 quadros estatísticos, sendo o último (XIV) em folha desdobrável (16x49 cm).
Exemplar valorizado pela oferta autografada do autor.
"Criada a Junta Nacional da Cortiça diversos estudos se efectuaram acerca da economia corticeira, o primeiro dos quais e de conjunto datado de  Dezembro de 1946 e realizado pelo eng. silvicultor José Luís Calheiros e Menezes, autor desta comunicação. Em 1949 e a pedido da Assembleia Nacional procedeu-se, sob a presidência da mesma pessoa, mas já especificamente, ao estudo da reorganização da respectiva indústria, cujas conclusões pouca atenção mereceram mercê dos períodos de euforia que se sucederam e bem assim do infeliz desejo de tornar popular a orientação político-económica deste sector."
(Excerto da Introdução)
"A cortiça tem o seu habitat, como sabemos, no sul da Europa e no norte de África, ocupando o nosso país posição notória pois ultrapassa os 50% da produção global e vende para o estrangeiro cerca de 95% do que produz e fabrica; daí o lugar de relevo que se lhe reserva nos planos de fomento.
Mas mais, dos inquéritos a que se procedeu resulta a convicção de que se formos capazes de aumentar a área suberícola, o acréscimo da produção terá fácil venda, como alguns exemplos frisantes atestam, nomeadamente no que se refere ao abastecimento de aglomerados para os Estados Unidos..."
(Excerto de I - Portugal e a Cortiça)
Índice:
[Introdução] | I - Portugal e a Cortiça: Produção; Indústria; Comércio. II - Os problemas da actividade. III - Apreciação sectorial: Indústria preparadora; Indústria transformadora simples; Indústria transformadora granuladora; Indústria transformadora aglomeradora; Indústria química. IV - A comercialização da cortiça: A exportação. V - A produção.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa vincada.
Muito invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário