REVOLTA MILITAR NO PORTO EM 31 DE JANEIRO DE 1891. Os Conselhos de Guerra e respectivas sentenças. Relatorios publicados pelo Commercio do Porto. Porto, Typographia do Commercio do Porto, 1891. In-4.º (23 cm) de [4], 479, [1] p. ; E.
1.ª edição.
"Os conselhos de guerra que se realisaram no porto de Leixões, a bordo do transporte «India», da corveta «Bartholomeu Dias» e do paquete «Moçambique», foram o complemento dos successos que se prendem com o movimento militar de 31 de janeiro e que, se agitaram vivamente a opinião publica em Portugal, attrahiram tambem a attenção geral no estrangeiro.
Por occasião d'esses conselhos de guerra, o «Commercio do Porto» publicou desenvolvidos relatorios das sessões, procurando ser, simultaneamente, minucioso e veridico nas suas informações.
Não temos a pretensão de haver conseguido esse objectivo; todavia, o publico dispensou-nos palavras tão animadoras e benevolas, que nos animaram a reunir em volume os relatorios publicados no «Commercio do Porto», aproveitando a occasião para lhes introduzirmos algumas correcções e ampliações, que nos pareceram uteis.
Ao mesmo tempo, pareceu-nos que devia ficar archivado por uma forma regular, mais propria do que a de uma série de numeros de um jornal, a noticia d'essa notavel intervenção do fôro militar, proporcionando assim ensejo de, em qualquer tempo, se constituir a historia de acontecimentos de tão alta importancia.
Pensamos em que os relatorios fossem precedidos da narração dos successos de 31 de janeiro, aproveitando mesmo os dados que, inspirados na mais sincera imparcialidade e bons desejos de acertar, apresentamos ao publico em muitos dias successivos. Desistimos, porém, d'esse proposito, diante da consideração de que melhor narração não póde haver do que essa que no decorrer dos conselhos de guerra fizeram tantas testemunhas presenceaes dos diversos acontecimentos.
Ficam assim explicados os intuitos e plano d'este livro.
Porto, abril de 1891."
(Indicações preliminares)
Encadernação em meia de pele com ferros a ouro na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação.
Muito raro.
Com grande interesse histórico.
Peça de colecção.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário