LEITURA NOVA DE DOM MANUEL I. Direcção e Prefácio de Martim de Albuquerque ; Introduções de Maria José Mexia Bigotte Chorão e Sylvie Deswarte-Rosa. Lisboa, Edições Inapa, 1997. 2 vol. in-fólio (40,5X54) il. ; E. Colecção de «História da Cultura Portuguesa».
Reprodução facsimilada dos frontispícios iluminados da Leitura Nova de D. Manuel I.
"A Leitura Nova de D. Manuel I [...] conjunto maravilhoso de fólios iluminados que pertencem à Cultura Portuguesa a vários títulos - no domínio da memória e da formação da conciência nacional, da história, da construção da imagem do poder, da Arte... Desde início se entendeu necessário fazer acompanhar os fac-similes esplendorosos hoje dados a público por estudos introdutórios que permitissem aos interessados compreender-lhes o significado em toda a sua extensão, situá-los no contexto do desmesurado e grandiloquente empreendimento de D. Manuel I. Empreendimento sem par em qualquer outro país europeu e cuja dimensão e propósito são a prova da grandeza do pequeno povo extremo da Lusitânia num momento de apogeu. Como prova ainda a consciência régia de que uma Nação é um passado em comum, que se impunha valorizar e preservar." (do Prefácio)
Encadernações editoriais em tela bordeaux, serigrafadas, com ferros a ouro nas capas e lombadas, em estojo cartonado do editor.
Monumental edição, de grande sentido estético e apuro gráfico.
Invulgar - peça de colecção.
200€
200€
Sem comentários:
Enviar um comentário