11 junho, 2011

COSTA, José Daniel Rodrigues da - ESPERANÇA REALIZADA, NA FELIZ, E DESEJADA VINDA DO SERENISSIMO SENHOR INFANTE DOM MIGUEL AO REINO DE PORTUGAL. Por... Lisboa : NA IMPRESSÃO REGIA. Anno 1828. Com Licença da Commissão de Censura. Vende-se nas Lojas do costume por 60 réis. In-8º (20cm) de 16 p. ; E.
A última página, é toda preenchida com um hino (Hymno) cujo refrão diz "Benefica Aurora, A Patria alegrou".
Com este poema, o autor pretende saudar a proclamação real de D. Miguel pelas Cortes Gerais do Reino, nesse ano de 1828.
"José Daniel Rodrigues da Costa (1757-1832) foi um poeta português. Sob o pseudónimo de Josino Leiriense, que usava nas tertúlias da Arcádia Lusitana*, Rodrigues da Costa teve uma vida de notoriedade social e intelectual, testemunhadas em várias obras literárias que publicou, quase sempre sob a forma de folhetos que se vendiam como "livros de cordel". Foi popular a sua rivalidade com Bocage, que contra ele (o autor) escreveu vários sonetos." (tertuliabibliofila.blogspot.com)
*"A Arcádia Lusitana era o designativo da Academia de Belas-Artes criada em 1756. [...] O objetivo da criação desta Academia era, fundamentalmente, combater o "mau gosto" que imperava no século XVII relativamente à obra literária poética e implantar um novo gosto estético. Os seus impulsionadores - os Árcades - eram defensores da ideia de que a razão deveria ser colocada em primeiro plano relativamente ao sentimento. A Arcádia Lusitana [esteve na génese da Nova Arcádia (1790-1794), onde pontificavam, entre outros, Bocage e José Agostinho de Macedo] viria a extinguir-se em 1764 mas continuaria a influenciar gerações posteriores de artistas, porque foi através da acção dos Árcades que Portugal se preparou para entrar no Romantismo." (inforpedia.pt) 
Encadernação em percalina com ferros a oruro na lombada.
Excelente exemplar.
Muito raro - peça de colecção. 
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário