26 fevereiro, 2024

LEGOUVÉ, Ernesto - O ESTUDO DA FALLA.
Traducção do Abbade d'Arcozello. Porto, Livraria Portuense de Clavel & C.ª - Editores, 1882. In-8.º (19,12 cm) de XII, [1], 88 p. ; B.
1.ª edição.
Curioso ensaio sobre a arte da fala aplicada ao ensino.
"Muitos alumnos, e alguns já habilitados com os examos de latim e francez, me teem procurado, pedindo-me explicações a fim de corrigir o defeito cicioso, do rotacismo e ainda da gaguez, ou balbuciação. [...]
Depois que li o pequeno tratado de leitura em voz alta, ou melhor, o Estudo da falla de Mr. Ernesto Legouvé, que indica os processos para corrigir semelhantes defeitos, não pude resistir ao desejo de o vêr publicado em portuguez a fim de que cada um consiga independentemente do meu modesto concurso, aquillo de que carece, que consiste em praticar a gymnastica organica, indicada n'este livro. [...]
São interessantes todos os tratados que este pequeno livro contém, especialmente o tratado da voz, da respiração, da pronunciação, e os tratados que conteem os processos que corrigem os defeitos de ciciar e rotacismar; muito podem aproveitar os balbuciantes ou gagos, como tambem os que teem de lêr, orar, ou recitar o verso em publico."
(Excerto de Ao leitor)
"A leitura em voz alta é considerada na America como um dos elementos mais importantes da instrucção primaria: é já uma das bases do ensino primario.
Em França ainda não é considerada como arte; passa, apenas, como curiosidade, como apparato, ou ainda como pretensão.
A arte de lêr em voz alta ainda não entrou no programma das escólas primarias, das escólar normaes, industriaes, ou commerciaes, nem ainda nos lyceus: não se tem pensado n'esta arte no ensino de mestres ou discipulos: não ha magistrado, procurador, tabelliaão, ou socio de academias, que tenha sido educado por esta arte."
(Excerto de Parte Primeira - Capitulo I)
Gabriel Jean Baptiste Ernest Wilfrid Legouvé (Paris, 1807-1903). "Foi um escritor francês, dramaturgo, poeta, moralista, crítico e publicista. Membro da Academia Francesa. Considerado um dos percursores do feminismo pelos seus estudos sobre a história moral da mulher e a defesa da sua educação. Defendeu a igualdade, enfatizando a divisão entre os sexos e defendendo a superioridade moral da mulher."
(Fonte: Wikipédia)
Cândido José Aires de Madureira (Agrobom, Alfândega da Fé, 1825 - Porto, 1900). "Mais conhecido principalmente pelo título de Abade de Arcozelo. É considerado, juntamente com Castilho e João de Deus, um dos mais importantes pedagogistas portugueses do século XIX. O seu trabalho foi, porém, sustentado por estudos de índole científica mais rigorosos que no caso dos outros dois. Foi, aliás, amigo de João de Deus, tendo-lhe publicado a "Arte de Leitura" (Cartilha Maternal), como consta no frontispício da mesma. Profundo conhecedor dos métodos de ensino da leitura e escrita então em voga (incluindo o que se fazia no Brasil, como os esforços de Abílio César Borges) foi autor de uma Historia dos Methodos de Ensino da Linguagem em Portugal desde Castilho, de 1886."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenas falhas marginais.
Muito invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário