09 novembro, 2021

BOAVENTURA, Jorge - ÓCULOS E LUNETAS. Alguns dados colhidos para a história da sua introdução e desenvolvimento na Europa e nos Estados Unidos da América.
Prefácio do Ex.mo Sr. Dr. Costa Santos
. Lisboa, Livraria Central, Editora, 1925. In-4.º (21,5 cm) de 23, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessante subsídio para a história do fabrico e uso de óculos no nosso país e além fronteiras.
Livrinho ilustrado com desenhos no texto.
"De tudo quanto hoje a humanidade disfruta de bem estar, os investigadores têm procurado descortinar a história e origem, sendo de estranhar que entre nós, ninguém (que nos conste), se tenha ado ao trabalho de pesquizar, com mais ou menos profundidade, como e quando em Portugal se principiou  fazer uso dos óculos e lunetas. [...]
Há oitenta anos pode garantir-se que eram pouco vulgares os óculos em Portugal, usando-os apenas os estrangeiros.
Falando nós há algumas dezenas de anos com um ancião, que nasceu e viveu em Braço de Prata, êsse nosso amigo nos dizia, lembrar-se de na sua mocidade, ter conhecido nêsses sítios, um francês, o qual comprara aí por 1830, uma quinta, sita em Vale Formozo de Baixo, (hoje rua do mesmo nome), e que fôra o primeiro homem que êle conhecera, usando óculos, pelo que foi por largos anos conhecido, como o francês dos 4 olhos, legando êsse título à quinta que comprara, a qual existe e cujas habitações se acham actualmente servindo de quartel."
(Excerto do Preâmbulo)
Matérias:
[Dedicatória]. | Duas palavras. | Preâmbulo. | I - Óculos e lunetas. II - Interessantes subsídios para a história dos óculos e lunetas.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Com interesse histórico.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário