15 novembro, 2020

OOM, F. - ARMAS DE ARREMESSO. Anteriores ás de fogo.
Por... Revista Militar : Maio de 1917
. Lisboa, Tipografia Universal, 1917. In-4.º (24,5 cm) de 20 p. ; il. ; B.
1.ª edição independente.
Resenha monográfica sobre armaria antiga. Interessante subsídio para a história dos meios de ataque e defesa, predecessores das armas de fogo.
Livro ilustrado ao longo do texto com desenhos esquemáticos e representativos e uma fotogravura.
"Tem a guerra actual posto novamente em uso numerosos meios de ataque ou de defesa que pareciam sepultados para sempre no esquecimento, depois de terem tido largo emprego numa antiguidade mais ou menos remota.
As granadas de mão que outrora deram nome e fama aos orgulhosos granadeiros, tornam a ter uma diaria aplicação. Os morriões ou celadas de aço medievais de novo são feição caracteristica dos combatentes.
Renascem nas trincheiras as bêstas, as balistas e catapultas para arremessar varios projecteis a pequenas distancias, e até a propria funda se vê outra vez empregada largamente.
Pareceu-nos por isso de certo interesse recordar aqui o que eram as armas de arremêsso antigamente usadas, antes de se tornarem preponderantes as armas de fogo."
(Excerto da introdução)
Matérias: Dardos. | Fundas. | O «Boomerang». | A roda ou «chaca» indiana. | Arcos e flechas: - Arco europeu; - Arco oriental; - Bêstas. | Trons e engenhos.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenas falhas de papel marginais.
Raro.
Com interesse histórico militar.
Sem registo na BNP.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário