15 outubro, 2013

O "SECULO" TRAIDOR. O Judas Silva Graça. "O Seculo" vendido. O renegado Silva Graça. Os trez ratas. O rico palacio do Rugeroni. As grandes "chantages". Pai, Filho & Genro. Judet-Judas de Portugal. Preço: 2 centavos. Artigos transcriptos do jornal "O Tempo". Lisboa, Luiz de Judicibus, 1920. In-8º (20cm) de 79, [1] p. ; B.
Opúsculo verrinoso, procura cobrir de rídiculo o jornal «O Século» e o seu director, Silva Graça.
"Continua O Seculo na sua campanha venenosa. Está no seu velho elemento. O Seculo é aquilo. O contrario, isto é, a ponderação e a sizudez, são mascaras, que coloca de vez em quando, para conseguir determinados fins, mas que deixa cair ao primeiro empuxão.
Havia quem pensasse que com a ausencia do sr. Silva Graça e com a lição proveitosa de longos anos de estrangeiro, O Seculo tinha mudado de processo.
Enganaram-se.
O sr. Silva Graça voltou e O Seculo tornou aos seus processos, aos processos tão velhos e tão conhecidos de todos nós.
[...]
Porque não ficou o sr. Graça por Paris?
Toda a gente sabe o despreso que ele tem por Portugal e pelo povo portuguez, que tem explorado mas a quem se refere, nas suas conversas intimas, com o maior cinismo."
(excerto do Cap. I - As infamias do «Seculo»)
José Joaquim da Silva Graça (1853-1931). "Foi jornalista e director do Jornal O Século, e um empenhado divulgador da causa republicana em Portugal."
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário