FERRO, António - SALAZAR : o homem e a sua obra. Prefácio de Oliveira Salazar. Lisboa, Emprêsa Nacional de Publicidade, [1933]. In-8º (19cm) de XLI, [5], 301, [5] p. ; [4] p. il. ; il. ; E.
1.ª edição.
Ilustrado com fotografias a p.b. em separado e fac-símiles no texto.
Biografia política de António Oliveira Salazar. Balanço dos primeiros anos de governação.
"Peço desculpa de ter escrito este Prefácio. Não é que me envergonhe de o haver feito; é que me roubou tempo de que eu precisava para outras coisas.
16 de Janeiro de 1933"
(excerto do prefácio)
"Na Amadora, em 6 de Junho de 1926. O entusiasmo e a alegria das horas vitoriosas. O campo da aviação nunca teve tantas asas, tantas esperanças... Vaivém de soldados, de oficiais, de civis que confraternizam, que olham as árvores, as casas, a terra que pisam, deslumbrados e surpreendidos, como se Portugal fosse um menino acabado de nascer. Sol pleno, Sol sem reticências. A Primavera também é uma força, uma divisão do ano entre as divisões acampadas... Aproximo-me do general Gomes da Costa, mastro mais alto, a própria bandeira do movimento, e interrogo-o sobre os seus planos, sobre o seu sonho, sobre os seus futuros ministros. Gomes da Costa, imagem empolgante de Chefe, com os pés bem plantados na terra e com os seus olhos altos, entre nuvens, responde-me com a sua tocante distracção de poeta da espada:
O Governo foi o que se pôde arranjar num momento destes. O ministro das Finanças é um tal Salazar de Coimbra. Dizem que é muito bom. O senhor conhece-o?"
(excerto da introdução)
Encadernação em meia de percalina com cantos. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Discreta rubrica de posse na f. anterrosto.
Invulgar.
Indisponível