18 janeiro, 2012

COELHO, Trindade – MANUAL POLITICO DO CIDADÃO PORTUGUEZ. 2ª edição actualisada e muito augmentada. Prefacio de Alberto d’Oliveira. Porto, Typographia a Vap. da Emprêsa Litteraria e Typographica, 1908. In-8.º (20,5cm) de XVI, 720 p. ; B.
Exemplar muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor (pouco tempo antes de cometer suicídio).
José Francisco Trindade Coelho (1861-1908). "Foi um escritor e magistrado português. Estudou Direito em Coimbra, onde iniciou a sua actividade literária, colaborando em diferentes periódicos e fundando outros. Natural de Mogadouro, a sua obra reflecte a infância passada em Trás-os-Montes, num ambiente tradicionalista que ele fielmente retracta, embora sem intuitos moralizantes. O seu estilo natural, a simplicidade e candura de alguns dos seus personagens, fazem de Trindade Coelho um dos mestres do conto rústico português. Fiel a um ideário republicano, dedicou-se a uma intensa actividade pedagógica, na senda de João de Deus, tentando elucidar democraticamente o cidadão português.” 
«O Manual Político do Cidadão Português», baseado  na “famosa obra de Numa Droz, Instrucion Civique - o evangelho da educação cívica da Suissa” -, a sua grande obra de referência para a cultura cívica do nosso povo, essa verdadeira «Bíblia» da cidadania da sua época, mas em muitos aspectos ainda muito actual, tão importante que os republicanos da altura, referindo-se a ele disseram «esse livro deveria ter sido escrito por nós»”
Exemplar brochado com as capas cansadas e fissura ao longo da lombada; miolo em bom estado.
Invulgar e muito apreciado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário