VILLIERS, Alan - A CAMPANHA DO ARGUS. (The Quest of the Schooner Argus). Uma viagem aos bancos da Terra Nova e à Groenlândia. Tradução de José da Natividade Gaspar ; Ilustrado com fotografias do autor. Lisboa, Livraria Clássica Editora, [1951]. In-4.º (23 cm) de 373, [2] p. ; [16] p. il. ; il. ; E.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
1.ª edição.
Livro ilustrado no texto com quadros e tabelas, e em separado, um mapa da Groenlândia e fotografias de navios e momentos da "Faina".
"A Campanha do Argus, de Alan Villiers, é um clássico da literatura marítima mundial. Numa escrita límpida e envolvente, este oficial da Armada australiana, presença assídua nas páginas do National Geographic Magazine do segundo pós-guerra como repórter das “coisas do mar”, escreveu uma narrativa de viagem de um dos mais belos veleiros da frota bacalhoeira portuguesa, o Argus. A convite de Pedro Teotónio Pereira, embaixador português em Washington, na Primavera de 1950 Villiers embarcou com os pescadores portugueses. Durante cinco longos meses, viu e registou a dureza da “faina maior” com o sentido de a documentar. Naquele tempo, a pesca do bacalhau por “homens de ferro em navios de madeira”, a mítica “frota branca”, era a última grande actividade económica que fazia uso da navegação à vela para viagens transoceânicas."
(Álvaro Garrido)
Encadernação inteira de percalina, com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura.(Álvaro Garrido)
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário