VALENTE, Joaquim Pinto - AGUAS SULFURO-MEDICINAES DE AREGOS (RESENDE). Dissertação inaugural apresentada á Escola Medico-Cirurgica do Porto. Porto, Imprensa Moderna, 1886. In-8.º (21,5 cm) de 75, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante ensaio académico sobre as águas medicinais das Caldas de Aregos, estância termal antiga situada no concelho de Resende, junto ao rio Douro. Trata-se, julgamos, da mais antiga monografia que sobre este assunto se publicou. A BNP não menciona o livro.
"[Para além de Lafões], os favores dados aos monarcas e nobres apontam para a utilização de outras fontes termais ainda durante o período medieval. É o caso das Caldas de Aregos. Localizada no município de Resende, no norte do país, as ditas caldas datam do século XII, quando a beata rainha D. Mafalda (1197–1256), mandou ali construir uma albergaria, com tanques para o uso das águas termais e duas camas para receber os pobres de saúde e de dinheiro."
(Fonte: SILVA, André Costa Aciole da, "Queremos e mandamos (...) que o dito hospital (...) cure os enfermos (...)": Poder e medicina no hospital de Nossa Senhora do Pópulo (séc. XVI-XVII), UFG, Goiás, 2015)
"É hoje geralmente reconhecido e utilisado o concurso valiosissimo, que a therapeutica aufere da hydrologia minero-medicinal, esse vastissimo campo, tão pobremente cultivado n o nosso paiz, esse precioso thesouro de tantas virtudes therapeuticas, tão negligentemente explorado entre nós.
O nosso trabalho por muito pouco contribuirá para o preenchimento d'essa lacuna enorme, aberta na historia da medicina portugueza.
No entanto, não foi elle indifferentemente escolhido: satisfazendo a lei que nos obriga á apresentação de um trabalho, que encime o nosso tirocinio escolar, tivemos tambem em vista exhumar do esquecimento e abandono, em que jazem, as sulfuro-thermas de Aregos, e solicitar para este ponto a attenção de mais levantados espiritos, para que o cunho da sua auctoridade referende as amplas applicações d'essa preciosidade therapeutica."
(Excerto do Prologo)
Índice:
Prologo. | Capitulo Primeiro - Generalidades. Capitulo Segundo - Analyse qualitativa e quantitativa. Trabalhos da nascente: a) Ensaios sulphydrometricos (em todas as nascentes); b) Analyse qualitativa da nascente do Ribeiro. Trabalhos no laboratorio: Analyse quantitativa: Dosagem da totalidade dos elementos fixos: 1) Dosagem da silica; 2) Dosagem do ferro; 3) Dosagem da alumina; 4) Dosagem da cal; 5) Dosagem da magnezia; 6) Dosagem do acido sulfurico; 7) Dosagem da soda e potassa; 8) Dosagem da totalidade do acido carbonico; 9) Dosagem da manganez. | Quadro da analyse quantitativa. Capitulo Terceiro - Acção therapeutica das aguas de Aregos. | Proposições.
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Mancha de humidade transversal à maior parte do livro, com particular incidência nas folhas finais. Capa manchada, apresenta falha de papel nos cantos.
Raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário