20 junho, 2023

VALENTE, Joaquim Pinto - AGUAS SULFURO-MEDICINAES DE AREGOS (RESENDE).
Dissertação inaugural apresentada á Escola Medico-Cirurgica do Porto. Porto, Imprensa Moderna, 1886. In-8.º (21,5 cm) de 75, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante ensaio académico sobre as águas medicinais das Caldas de Aregos, estância termal antiga situada no concelho de Resende, junto ao rio Douro. Trata-se, julgamos, da mais antiga monografia que sobre este assunto se publicou. A BNP não menciona o livro.
"[Para além de Lafões], os favores dados aos monarcas e nobres apontam para a utilização de outras fontes termais ainda durante o período medieval. É o caso das Caldas de Aregos. Localizada no município de Resende, no norte do país, as ditas caldas datam do século XII, quando a beata rainha D. Mafalda (1197–1256), mandou ali construir uma albergaria, com tanques para o uso das águas termais e duas camas para receber os pobres de saúde e de dinheiro."
(Fonte: SILVA, André Costa Aciole da, "Queremos e mandamos (...) que o dito hospital (...) cure os enfermos (...)": Poder e medicina no hospital de Nossa Senhora do Pópulo (séc. XVI-XVII), UFG, Goiás, 2015)
"É hoje geralmente reconhecido e utilisado o concurso valiosissimo, que a therapeutica aufere da hydrologia minero-medicinal, esse vastissimo campo, tão pobremente cultivado n o nosso paiz, esse precioso thesouro de tantas virtudes therapeuticas, tão negligentemente explorado entre nós.
O nosso trabalho por muito pouco contribuirá para o preenchimento d'essa lacuna enorme, aberta na historia da medicina portugueza.
No entanto, não foi elle indifferentemente escolhido: satisfazendo a lei que nos obriga á apresentação de um trabalho, que encime o nosso tirocinio escolar, tivemos tambem em vista exhumar do esquecimento e abandono, em que jazem, as sulfuro-thermas de Aregos, e solicitar para este ponto a attenção de mais levantados espiritos, para que o cunho da sua auctoridade referende as amplas applicações d'essa preciosidade therapeutica."
(Excerto do Prologo)
Índice:
Prologo. | Capitulo Primeiro - Generalidades. Capitulo Segundo - Analyse qualitativa e quantitativa. Trabalhos da nascente: a) Ensaios sulphydrometricos (em todas as nascentes); b) Analyse qualitativa da nascente do Ribeiro. Trabalhos no laboratorio: Analyse quantitativa: Dosagem da totalidade dos elementos fixos: 1) Dosagem da silica; 2) Dosagem do ferro; 3) Dosagem da alumina; 4) Dosagem da cal; 5) Dosagem da magnezia; 6) Dosagem do acido sulfurico; 7) Dosagem da soda e potassa; 8) Dosagem da totalidade do acido carbonico; 9) Dosagem da manganez. | Quadro da analyse quantitativa. Capitulo Terceiro - Acção therapeutica das aguas de Aregos. | Proposições.
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Mancha de humidade transversal à maior parte do livro, com particular incidência nas folhas finais. Capa manchada, apresenta falha de papel nos cantos.
Raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário