TOLSTOÏ, Léon - O QUE É A RELIGIÃO? Traducção de Heliodoro Salgado. Lisboa, Livraria Central de Gomes de Carvalho, 1902. In-8º (19cm) de 84 p. ; B.
1.ª edição portuguesa.
Curioso ensaio de Tolstoi acerca da religião, publicado em Portugal 1 ano após a sua excomunhão pelo Santo Sínodo (1901).
"Em todas as sociedades humanas, a certos periodos da sua existencia, chega sempre um tempo em que a religião, a principio omnipotente, declinando em seguida de cada vez mais, perde a sua significação principal e toma emfim uma fórma definitiva na qual se fixa; desde então diminue progressivamente sobre a vida dos homens e sua acção. Em taes epocas, a minoria instruida, não crendo na religião existente, apenas finge crêr, parecendo-lhe ser isso necessario para reter as massas populares nas fórmas estabelecidas da vida; e essas mesmas massas populares, embora afferarradas pela inercia ás fórmas da religião uma vez estabelecidas, deixam de se guiar pelas exigencias d'essa mesma religião, subordinando-se simplesmente aos costumes populares e ás leis do Estado."
(excerto do Cap. I)
Lev Nikolaievitch Tolstoi (1828-1910). “O conde Lev Nikolaievitch Tolstoi nasceu a 28 de agosto, segundo o calendário juliano, ou 9 de setembro, segundo o calendário gregoriano, de 1828, em Isnaia Poliana, na Rússia central. Os seus pais pertenciam a famílias distintas da nobreza russa. Órfão bastante cedo, é colocado com os seus irmãos sob a tutela de familiares. Sentindo necessidade de uma vida regrada, segue a carreira militar, o que não o impede de publicar várias narrativas autobiográficas. Infância, o seu primeiro trabalho, aparece na revista O Contemporâneo, em 1852. Seguem-se Adolescência (1854) e Juventude (1855). Entre 1852 e 1856 publica igualmente narrativas sobre as suas experiências militares. Estas novelas trazem-lhe a celebridade. Defende os valores da autenticidade, do natural, presentes na vida dos camponeses, em oposição aos valores artificiais das classes privilegiadas. Posiciona-se como um liberal moderado, o que não o impede de se colocar a favor da abolição da servidão dos camponeses e desenvolve mesmo métodos pedagógicos de educação popular. Em 1862 casa-se com Sofia Andreevna Bers e instala-se na sua propriedade em Isnaia Poliana. Termina Os Cossacos em 1863 e nesse mesmo ano inicia o projeto de Guerra e Paz (1863-69). Para o autor, não são os grandes nomes que fazem a História e que comandam os acontecimentos; é ao povo, enquanto guardião da verdade e fiel aos seus instintos, que compete representar o papel principal no desenrolar dos factos históricos. O romance Ana Karenine (1873-77) relata o amor trágico de uma mulher sob fundo de emancipação feminina e de mudanças sociais profundas. Nos anos seguintes, uma grave crise moral e psicológica, relatada no ensaio Confissão (1879), leva-o a encetar uma busca da essência da mensagem espiritual, resumida nos princípios cristãos de amor a Deus e ao próximo. A rutura com a Igreja será irreversível em 1901, com a sua excomunhão, o que não deixa de o tornar popular entre a juventude intelectual. Entretanto, nos últimos romances, a condição humana é analisada através de uma lucidez sombria; o ser humano só pode resgatar-se pela conversão espiritual. A Morte de Ivan Ilitch (1886), A Sonata a Kreutzer (1890), Ressurreição (1889-99) e Hadji Mourat (1890-1904) fazem parte deste período. Escreve igualmente ensaios em que condena as sociedades modernas baseadas na procura do supérfluo e evidencia uma exigência moral que resultará num conflito interior extremo. É alvo de todas as atenções quando apenas procura a simplicidade e a renúncia. A sua autoridade, a celebridade que conquistou, tornam-se um obstáculo à sua questão espiritual. Em fuga, acaba por encontrar a morte a 7 de novembro de 1910, na estação de caminhos de ferro de Astapovo.”
(in http://www.infopedia.pt/$leao-tolstoi)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas oxidadas; miolo amarelecido devido à qualidade do papel utilizado na impressão.
Invulgar.
10€
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