15 abril, 2025

LEMOS, A. Tovar de -
RELATÓRIO DOS SERVIÇOS REFERENTES À PROSTITUIÇÃO. No ano de 1952. Por... Director do Dispensário de Higiene Social de Lisboa, etc. Direcção Geral de Saúde : Dispensário de Higiene Social - Lisboa. Lisboa, Tipografia Americana, 1953. In-8.º (21x14 cm) de 18 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Relatório dos serviços de apoio à prostituição na capital. Trabalho curioso e interessante, sendo um manancial de informação sobre o assunto.
Ilustrado com desenhos no texto.
Invulgar, a BNP não menciona este relatório, apenas o do ano anterior - 1951 (1952).
"O nosso relatório deste ano, como já o referente no ano anterior, apresenta o movimento do serviço não só de inspecção das toleradas, mas também o das mulheres encontradas exercendo a prostituição sob o aspecto clandestino e ainda o despiste dos contágios comunicados em conformidade com as leis vigentes."
(Abertura)
Índice:
[Abertura] | I Parte - Inspecção das toleradas: A) Número de mulheres observadas. B) Número de mulheres que baixaram ao hospital. C) Número de inspecções feitas. D) Número de baixas e motivos. E) Morbilidade venérea. F) Tratamentos. G) Análises. H) Total dos Serviços Clínicos. I) Desaparecidas durante o ano. J) Grávidas. II - Parte - Clandestinas. Observações. Tratamentos. III Parte - Contágios participados (Nacionais e estrangeiros).
Alfredo Tovar de Lemos Júnior (1885-?). "Licenciado em medicina aos 23 anos, cedo começou a preocupar-se com os problemas sociais e com a saúde dos mais desprotegidos. Dedicou-se ao estudo da Higiene Social e à propaganda da Educação Física, e dirigiu a primeira Escola de Reeducação de Sinistrados do Trabalho. Desempenhou diversos cargos públicos, tendo sido Director do Dispensário de Higiene Social de Lisboa, Delegado de Saúde e Vereador da Câmara de Lisboa."
(Fonte: https://antigosescoteiros.blogspot.com/2010/12/dr-alfredo-tovar-de-lemos.html)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário