COSTA, José Daniel Rodrigues da - O HOMEM DOS PEZADÊLOS OU TRESVALIOS DO SOMNO; que podem ser postos em ordem pelos acordados. Lisboa: 1823. Na Impressão de Victorino Rodrigues da Silva. Calçada do Collegio N.º 6. In-8.º (20x14 cm) de 24 p. ; E.
1.ª edição.
Curioso folheto de cordel. Foi reimpresso no ano seguinte (1824), Na Impressão de João Nunes Esteves.
"Discreto e amavel Leitor, eu dormi, sonhei, e escrevi os sonhos que tive com os olhos fechados, que talvez aproveitem aos que tem os olhos abertos: Os sonhos desta qualidade não fazem cólica, porque não são daquelles do entrudo com recheio de descomposturas regateiraes, que atacão hoje em dia toda a qualidade de Pessoa.
Sei que não nos he permittido dar credito a sonhos; porque o que se passa a dormir, he o mesmo que nada; mas o certo he, que quando eu sonho cousas de gosto, mesmo dormindo me alegro; porque não conheço alli a sua falsidade; em fim receba estes sonhos cada hum como quizer."
(Excerto do Prologo)
José Daniel Rodrigues da Costa (1757-1832). Foi um poeta português, natural de Colmeias, Leiria. Pertenceu à Arcádia Lusitana. Como poeta árcade, utilizou o pseudónimo Josino Leiriense. Teve uma vida de notoriedade social e intelectual activa, testemunhada pelas várias obras literárias que publicou, quase sempre sob a forma de opúsculos que se vendiam como "livros de cordel". Foi popular a sua rivalidade com Bocage.
Encadernação em tela com ferros gravado a seco e a ouro na pasta anterior.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
25€
Sem comentários:
Enviar um comentário