LOPES, Francisco José & VIEIRA, Rui Rosado - DEGOLADOS (elementos para a sua história). [S.l.], Edição da Junta de Freguesia de N.ª Sr.ª da Graça de Degolados, 1987. In-4.º (24,5x17,5 cm) de 72, [4] p. ; [1] f. advert. ; il. ; B.
1.ª edição.
Curiosa monografia sobre Degolados, castiça aldeia do concelho de Campo Maior.
Profusamente ilustrada no texto com fotografias a p.b., mapas, tabelas e quadros estatísticos.
Edição limitada a 500 exemplares.
"Não é possível hoje conhecer a origem do nome atribuído à povoação, nem certamente, alguma vez se saberá.
Mas se ignorarmos a explicação factual que possa esclarecer os motivos que originaram a atribuição do nome de Degolados ao actual aglomerado populacional, designação provavelmente relacionada com mortes violentas - degolas - ocorridas nas proximidades da presente povoação, temos, porém, informações que permitam concluir que a toponímia derivada daquele nome já era usada em meados do Séc. XIII.
O nome Degolados aparece, pela primeira vez, atribuído a um ribeiro que, segundo supomos, é o ribeiro que corre nas imediações da actual povoação, cruzando a estrada que percorre a aldeia em direcção a Campo Maior, localizado imediatamente à saída do lugar, ao qual hoje chamam Ribeiro das Hortas.
Numa carta de "Doação" de Campo Maior feita, em 28 de Maio de 1255, pelos "homens-bons" de Badajoz ao bispo desta cidade, ao estabelecerem-se os limites de Campo Maior com Arronches, indica-se que os marcos que na zona balizavam aqueles territórios percorriam uma linha que vinha das "ferrarias viejas", descendo directamente ao caminho que da Codiceira ia para Elvas e daqui até ao "caminho que vem de Arronches para Campo Maior e se encruza a águas vertientes contra o arroyo que disen dos Degolados", até este ribeiro desaguar no Rio Caia."
(Excerto de III - Das Origens à República - 2. Sobre as origens do aglomerado populacional)
Índice:
I - À maneira de explicação. II - Degolados: uma incursão no passado. III - Das Origens à República. IV - Da República aos anos 50. V - Apontamentos vários.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Com interesse histórico e regional.
25€
Sem comentários:
Enviar um comentário