14 abril, 2025

FREITAS, Eugénio de Andrea da Cunha e -
A CAPELA DE S. TIAGO MAIOR, DA PÓVOA DE VARZIM : alguns documentos para a sua história
. Póvoa de Varzim, [s.n. - Composto e impresso na Empresa Industrial Gráfica do Porto, Lda - Porto], 1970. In-4.º (24x16 cm) de 21, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição independente.
Interessante estudo publicado em separata do Boletim Cultura Póvoa de Varzim, Vol. IX - N.º 1 - 1970.
Ilustrado com três estampas em página inteira.
"Todos os historiógrafos da Póvoa, de Veiga Leal e do Padre Gesteira a Viriato Barbosa, nos dizem que na boca da Rua da Junqueira existia outrora uma pequena capela, dedicada a S. Roque e a S. Tiago Maior, instituída por Diogo Pires de S. Pedro  e por sua mulher Maria Fernandes de Faria, em 1956 - data depois certificada para 1582.
Como seria esta capelinha, creio se não sabe. O Pe. Gesteira esclarece apenas que «pelos anos de 1741 se erigiu nesta capela uma Confraria do Apóstolo S. Tiago, cuja imagem se diz apareceu na praia desta vila no princípio do Cisma de Inglaterra, e pela sua escultura se vê ser imagem de tempo mui remoto»; e acrescenta, quanto ao interesse artístico desta e das demais capelas da Póvoa, não terem elas «primor algum de arte, a sua arquitectura é a mais simples e não tem ornato algum de valor»."
(Excerto o Estudo)
Eugénio Eduardo de Andrea da Cunha e Freitas ComIH (Lisboa, 1912 - Vila do Conde, 2000). "Foi um advogado, historiador e genealogista português. Era licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Ocupou cargos públicos e institucionais importantes: pertenceu ao Ministério Público no Tribunal de Lisboa, foi nomeado Administrador do Concelho de Sesimbra em 1935, posteriormente nesse ano ocupou o lugar exercendo as funções de Secretário da Câmara dos Administradores de Falências na Comarca do Porto,[3] onde permaneceu até à sua reforma, em 1982, foi Vogal da Comissão de Etnografia e História da Junta de Província do Douro Litoral de 1947 a 1980, foi o primeiro Director do Boletim da Associação Cultural "Amigos do Porto" entre 1951 e 1959, Delegado da Junta Nacional da Educação no Concelho de Vila do Conde, Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Azurara, e Director da estimada revista "O Tripeiro" entre 1961 e 1973. Dedicou-se a estudos históricos. Pertenceu a inúmeras e diversas instituições culturais: a Associação dos Arqueólogos Portugueses, a Sociedade Histórica da Independência de Portugal, a Academia Portuguesa da História, onde foi Académico de Mérito a partir de 1992, a Associação Cultural dos Amigos do Porto, a The American International Academy, a Academia Nacional de Belas-Artes, a Associação Portuguesa de Genealogia, a Sociedade de Estudos Medievais, a Associação Portuguesa de Ex-Libris, entre outras."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas algo sujas.
Muito invulgar.
Com interesse histórico e local.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário