AMZALAK, Moses Bensabat - O ECONOMISTA JOSÉ ACCURSIO DAS NEVES. I Bibliografia [II Doutrinas Económicas]. A Economia Política em Portugal. 2 vols in-4.º (25x16,5 cm) de 13, [1] p. (I) e [2], 44, [4] p. (II) ; B.
1.ª edição.
Ensaio com interesse histórico e biográfico para melhor conhecer e interpretar a acção e percurso de José Acúrsio das Neves (1766-1834), "político, magistrado, historiador, ensaísta e pioneiro dos estudos sobre a economia portuguesa, e precursor do industrialismo em Portugal.
Invulgar conjunto (em 2 volumes) - é tudo quanto foi publicado.
"José Accursio das Neves foi um dos mais notáveis economistas portugueses dos princípios do século passado.
A sua biografia é em síntese a seguinte:
Nasceu no lugar de Cavaleiros, perto da antiga vila de Fajão, no distrito de Coimbra, a 11 de Dezxembro de 1766, faleceu no lugar de Sarzedo, do concelho de Arganil, em 6 de Maio de 1834. Era filho de António das Neves Sêco e de D. Josefa Gomes da Conceição. Tendo concluído com aproveitamento e distinção o curso de direito na Universidade de Coimbra, fêz a sua leitura do Desembargo do Paço em 1795, e foi despachado juiz de fora da cidade de Angra, na Ilha Terceira, onde depois de acabado o tempo dessa comissão passou a exercer o cargo de Corregedor.. Nos Açôres permaneceu até fins de 1807, em que regressou ao continente, e, sobrevindo a invasão francesa, foi viver algum tempo no lugar de Sarzedo do concelho de Arganil, onde possuía os bens que havia herdado de seus pais."
(Excerto de I - Bibliografia - Biografia)
"José Accursio das Neves foi um economista individualista à maneira de Adão Smith e João Baptista de Say. As suas doutrinas ressentem-se da reacção operada sôbre a geração dos fisiocratas que em Portugal teve a sua principal representação na plêiade ilustre que colaborou nas Memórias Económicas da Academia Real das Sciências. Para o provar basta a sua afirmação categórica e exclusivista «a industria he sómente que póde salvar-nos, porque só ella dá riqueza, base principal da força, e prosperidade dos povos»."
(Excerto de II - Doutrinas Económicas)
Moses Bensabat Amzalak (1892-1978). "Professor de Economia e Reitor da Universidade Técnica de Lisboa.
Publicou mais de trezentos trabalhos. Presidente da Academia das
Ciências de Lisboa e da Associação Comercial de Lisboa. Administrador do
jornal O Século e da SACOR. Presidente da Comunidade Israelita
de Lisboa (1927-78). Recebeu a Legião de Honra francesa e também a
Ordem do Império Britânico."
Exemplares em brochura, por abrir, bem conservados. Segundo volume apresenta capas manchadas.
Muito invulgar.
30€
Sem comentários:
Enviar um comentário