10 fevereiro, 2019

SANT'ANA, António H. de - APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA DOS PILOTOS DA BARRA DE LISBOA. [S.l], [s.n. - Casa Mendonça, Lisboa], 1957. In-4.º (23,5cm) de 105, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história dos pilotos da Barra de Lisboa.
Ilustrado com fotografias a p.b. no texto e em página inteira.
"Os pilotos da barra são, como se sabe, uma das várias resultantes do desenvolvimento das relações dos povos com o mar.
Oriundos da classe dos pescadores que desde tempos remotíssimos exerciam o mister da pesca do alto nas costas dos continentes e, nomeadamente, nas de Portugal e Lisboa, no parecer do distinto escritor Ramalho Ortigão, expendido nas «As Farpas», onde diz: «Para ter marinha é primeira condição ter marinheiros. Para criar marinheiros é preciso criar pescadores», vimos encontrar relacionadas a tempos bastante remotos da nossa história, as tradições dos homens que em dada altura das nossas relações com o mar fundaram um serviço, o da pilotagem das barras e portos, cujo valor adiante se referirá segundo o relato de códices e outros elementos de informação que permitem se faça uma ideia da origem e evolução desse serviço até aos nossos dias.
As inúmeras razões que promoveram o progresso da construção naval e que transformaram as primitivas embarcações que primeiramente o homem houve mister de construir para sua condução e sustento e depois para as suas relações com os outros povos e combate em navios de maior calado e, por último, nos grandes navios transoceânicos, depressa promoveram a necessidade de assistência de um prático ou auxiliar de navegação que em determinados locais, nas proximidades dos portos e estuário das barras assegurasse, capazmente, o livre acesso desses locais, protegendo, assim, a navegação contra os inúmeros perigos a que se expunha navegando neles desprevenidamente.
Poderá ajuizar-se, talvez, de exagerado o parecer de que a verificação de uma série de desastres no mar, pesando sobre a economia dos povos, acabou por tornar indispensável a assistência desses auxiliares de navegação, desde que os navios, é claro, excedessem um determinado calado de água."
(Excerto de Origens)
Índice: Da etimologia da palavra «piloto». Regulamento do piloto da barra. Pilotos da barra - Colecção de Leis: Pilotos da barra - Colecção de leis de Setembro de 1720 a Outubro de 1956. Notas e impressão do Inquérito: Origens. Primeiras notícias oficiais - Lisboa, Porto e Aveiro, movimento de comércio marítimo no século XVI; Lisboa, Porto e Aveiro, condições de acesso das respectivas barras. Duas épocas - A consolidação de alicerces e o primeiro Regulamento de Pilotagem. Do século XIX para o século XX. Última etapa. Outros subsídios: Relatório - Breve Notícia do período 1925-1956. Episódio histórico que revela o carácter de uma Rainha. Difícil tarefa. Pessoal. Bibliografia.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário