22 fevereiro, 2019

GONÇALVES, Alf.s H. de Assis - NA CEPLANDIA. (Retalhos da Grande Guerra). Pôrto, Composto e impresso na Escola Tip. da Oficina de S. José, 1920. In-8.º (19 cm) de 330, [2] p. ; [1] mapa ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante relato sobre a intervenção portuguesa na Grande Guerra. Trata-se das memórias do autor, oficial do C. E. P. na Flandres, e uma das mais importantes e apreciadas obras que sobre o conflito se escreveram.
Livro muito ilustrado no texto com croquis, em separado com um mapa - «Na Ceplandia : Interpretação Gráfica», e ao longo do livro em página inteira com 24 desenhos de Balha e Melo e fotogravuras.
"Aos meus camaradas da Grande Guerra que a viram e sentiram como eu - e quantos bem melhor do que eu...
Êste Livro - é para vós, ó eternas almas da grande alma de Portugal!...
Dai-lhe a desculpa que merece, porque aquêle que o escreveu, não pôz nêle o menor cálculo da vaidade nem o mais pequeno intúito de vanglória.
Fê-lo aos bocadinhos, em fugazes lapisadas tomadas sobre o joelho, nos minutos vagos da morte e sob as fulgurações sangrentas dessa Guerra singular, Guerra única, Guerra enorme em proporções de grandeza e em grandezas de sacrifício...
Êste Livro - é um arquivo de coisas sentidas, àlem, sobre os gelos do Norte, á luz rutila dos rutilos clarões com que o maior flagelo da Humanidade incendiou a Europa consumindo milhões e milhões de vidas numa incineração tão pavorosa como o pavor monstruoso de um abismo. [...]
Êste Livro - memorandum de campanha, bloco de apontamentos sem nexo - é pobre, mas, sentio-o nas horas mais trágicas da Guerra, resei-o em preces doloridas no meu calvário de amarguras... Êste Livro, escrevi-o com as tintas da saudade e medi-o com as palpitações aceleradas do sangue de minhas veias em efervescentes estuações de esperança... - Esperança de vêr ainda maior uma Pátria grande, na grandeza quasi-eterna da sua História!...
Êste Livro... é uma parcela singelíssima do que vi e do que vivi na Flandres onde vós vivestes.
Lêde-o se quiserdes, depois... esquecei-o."
(Excerto do nota introdutória, Êste Livro - Aos meus camaradas da Grande Guerra)

Crónicas: Nota introdutória. - Aos Bravos de Inf. 12. - A Todos. - Preâmbulo. - 1.ª Parte: Guerra de Gigantes (Espingardas e Canhões). 1.ª Fase. - Preparando a Partida. - Escombros da Memória: Partindo para a Guerra (Uma Carta - Lisboa, Paris e Laventie); Pela terceira vez; Entrada nas Trincheiras; O Bat. de Inf.ª 12 ocupa o Sector de Neuve Chapelle; A minha máscara, finalmente serve, pela terceira vez; A Primeira Patrulha; Os Velhos Irmãos Dumond; Uma Patrulha Alemã (Dois prisioneiros - Um Of.al morto...). Calendas e Idos (Dia-a-Dia, Hora-a-Hora, Minuto-a-Minuto): A Missão do Alferes na Presente Guerra; Nas Trincheiras : 2.ª Linha - Apoio; Em Penin Mariage; Um Transe; Raid do Batalhão de Infanteria 14. Descrição do Combate de 9 de Abril : Pequena parte que o autor tomou nesse combate. I - Avanço para o Reducto «Le Marais»; II - No Reducto; III - Combate; IV - Retirada; V - Ainda a Retirar; VI - Um Almôço; VII - Á Procura da 3.ª B. I.; VIII - Em Berguette (Conclusão do meu Nove de Abril). - 2.ª Parte: Guerra de Sapadores (Pás e Picaretas). 2.ª Fase. - Deambulando: O Bat. Inf.ª 12 Retirando - Berguette - Delettes - Sanleques - Inxen; - Outra Vez Para a Frente : Inxen - Verchocq - Enguinegatte - Lillers; - Em Liller; - Jornais de Portugal; - Os Manueis; - Em Ecquedecque; - Cri de France; - Dia 29 de Junho; - A Propósito de Cruzes de Guerra : De uma carta a um amigo; - Retirada de Ecquedecque; - Em Les Ciseaux; - Para Isbergues (Raid-aéreo ao 34); - Em Enguinegatte; - O 1.º capelaão militar do Bat. Inf.ª 12 : Chocques 12-9-918. Pela Base : Roubáram-me o Meu Pelotão; - Para a Escola de Sineiros do C. E. P.; - As Costas da Inglaterra (Ambleteuse 23-9 a 3-10-918); - Um livro e um oferecimento : «Grato ao seu heroismo, feliz de admira-lo» : Cap. Augusto Casimiro; - Aos Quarteis de Inverno; - A triste Nova de Uma Insubordinação; - Depoimentos sobre a Epopeia de Inf.ª 12; - Uma Festinha de Igreja (Quiested, 3 a 8-11-918). - Vamos até à Bélgica. Com os dias : 8-11-918. - O Armistício : 11-11-918.
Exemplar brochado, parcialmente por abrir, em bom estado de conservação. Capa fac-símile.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário