27 janeiro, 2014

CESAR, Oldemiro – PÃO QUE O DIABO AMASSOU : cronicas e estudos na vida e na arte. Porto, «Renascença Portuguesa», 1918. In-8.º (19cm) de 199, [9] p. ; B.
1.ª edição.
Colecção de 22 crónicas sobre arte e costumes. Entre outras: Sua Magestade o Carnaval; Dança; Livros prohibidos; A literatura policial; Arte de furtar : breves comentarios a proposito do roubo em geral e dos ladrões em particular; Como se transforma uma cidade [Porto]; De noite – Os cafés; Leva de vadios.
“A freguezia é sempre a mesma, consoante a tradição do botequim: toureiros de inverno n’este, estudantes cronicos e ratos do tribunal n’aquele; negociantes, empregados publicos, actores de verão e autores de revistas do ano n’aquel’outro, mulherio de vida dificil nos frequentados por estrangeiros pançudos, vermelhos e abrilhantados… Tipico, caracteristico, verdadeiramente interessante e cheio de imprevisto o café cantante, com camareras e piano tisico, facadas e mixordias terrificas a quererem ousadamente passar por licores, rameiras emborcando calices de agua com café que inglezes bebados, cheios de cio, pagam caro por vinho do Porto, com palavrões tremendos e um policia á porta, nostalgico e bondoso, ouvidos surdos ás obscenidades e olhos fechados ás transgressões constantes das posturas municipaes.”
(Excerto de De noite – Os cafés)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas com defeitos. Assinatura de posse na 1ª f. texto.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário