28 fevereiro, 2021

LANCASTRE, Dom José de - SCENAS DA THEBAIDA OU PAULO PRIMEIRO EREMITA.
Por...
Lisboa, Imprensa Nacional, 1866. In-8.º (18,5 cm) de [2], XII, [2] 173, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Romance histórico sobre Paulo de Tebas, o eremita. Obra dedicada pelo autor a seu filho, falecido em tenra idade. Nada foi possível apurar acerca de D. José de Lancastre; a BNP dá notícia de um único exemplar no seu acervo.
Paulo de Tebas, Paulo, o ermitão ou Paulo o egípcio (Tebaida, 228 - Tebas, 330) foi um eremita egípcio, um dos padres do dá conta deesta obra Deserto. Foi o primeiro eremita do qual se tem notícia a estabelecer a tradição do ascetismo e contemplação monástica. É venerado na Igreja Católica, na Igreja Ortodoxa e na Igreja Copta como santo. A sua memória litúrgica é celebrada em 10 de Janeiro.
(Fonte: wikipédia)
"Era na primavera, ao romper do dia. Alvejavam as areias do deserto, que na raiz do monte Colzim se alargam pelas solidões da Thebaida, como um vasto mar. E esse mar, visto do retiro do solitario, parecia infinito, qual o ceu sem nuvens, e todo o azul desmaiado, que por cima do Egypto se estendia. O ar estava tepido, e as brisas matinaes balouçavam as largas, compridas folhas de annosa palmeira, cujos ramos davam sombra e serviam de tecto a um recinto, que era como vestibulo de espaçosa gruta excavada n'aquella montanha pedregosa. Do fundo brotava de entre duas fragas uma crystalina fonte, e o seu fio espelhado, atravessando a estancia, mantinha a fresca vegetação, que lhe bordava as margens até ir perder-se, como elle, na aridez do deserto."
(Excerto do Cap. I)
Exemplar brochado, por aparar, em bom estado geral de conservação. Capas frágeis, manchadas, com pequenos defeitos Primeira página (da dedicatória) apresenta dois pequenos orifícios de traça, junto à margem, sem prejuízo do texto.
Muito raro.
Com interesse histórico.
75€

Sem comentários:

Enviar um comentário