11 agosto, 2015

GALVÃO, Henrique - O ASSALTO AO "SANTA MARIA". Tradução de Manuel Pires de F. Matos. Lisboa, Edições Delfos, [1973]. In-8º (21cm) de 305, [7] p. ; B.
Título desta obra em língua inglesa: My crusade for Portugal.
“O navio de passageiros português Santa Maria que largara do porto de Curaçao, nas Caraíbas, rumo a Miami, com 600 passageiros, foi tomado de assalto na madrugada de 22 de janeiro de 1961. Um punhado de 23 exilados políticos portugueses e espanhóis, comandados pelo famoso oposicionista capitão Henrique Galvão, pretendia um golpe político-militar (que no limite seria conquistar o poder em Angola). Falharam tudo, menos o golpe publicitário contra Salazar.”
(in http://150anos.dn.pt/2014/09/13/o-assalto-ao-santa-maria-eficaz-golpe-publicitario/)
"O propósito deste livro é proporcionar uma compreensão real da tomada e ocupação do paquete português Santa Maria - operação conhecida por nós, que a planeámos e executámos, como DULCINEA. Embora profundamente sentido pelo mundo, o episódio não pode ser compreendido com facilidade sem um conhecimento exacto do seu cenário político e moral."
(excerto da introdução)
Henrique Carlos Malta Galvão (1895-1970). “Militar português. Foi administrador nas colónias e deputado à Assembleia Nacional durante o Estado Novo. Por volta de 1950, porém, afastou-se do regime. Foi preso em 1952, acusado de ações conspirativas, evadindo-se em 1959. Comandou depois operações armadas contra o regime, como o sequestro do paquete "Santa Maria", em 1961, que teve forte repercussão internacional."
Exemplar em bom estado de conservação. Capa com pequenos defeitos e sinais de manuseamento.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário