26 abril, 2014

COELHO, Eduardo - ÚLTIMA LIÇÃO. A organização de um Serviço de Medicina Interna e de um Serviço de Cardiologia (O ensino e a investigação). Lisboa-Barcelona-Rio de Janeiro, Livraria Luso-Espanhola, L.da, 1965. In-4º (24cm) de 77, [3] p. ; B.
Última lição do Prof. Eduardo Coelho - o médico pessoal de Salazar - na sua despedida universitária. Exemplar muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor ao Dr. Arnaldo Rosa.
"Fecho hoje a minha carreira universitária, que não foi fácil de trilhar. Não soube seguir o conselho de Cajal, levei por isso uma vida académica acidentada. Se assim não fora, despedir-me-ia hoje, não do professorado desta cadeira de medicina interna, que regi no período curto de 16 anos, mas por certo, do ensino da Psiquiatria de Faculdade de Medicina de Coimbra, por período mais largo, especialidade que, com a Neurologia, deu o maior interesse à minha vida de escolar. [...]
É uso desta Casa, quando um professor abandona a carreira por imperativo biológico e jurídico, que ele exponha aos alunos, na sua derradeira lição, o que fez e como desempenhou as funções universitárias, nomeadamente o ensino e a investigação, a que o obrigaram o cargo. O uso desculpa a insistência do «moi haïssable».
(excerto da introdução)
Matérias:
I. A chefia de um Serviço de Clínica Universitária. II. A organização de um Serviço Universitário de Medicina Interna. III. As sessões científicas constituíram uma parte importante do ensino e da formação da personalidade do médico. IV. A produção científica dos Serviços de Medicina Interna e de Cardiologia. V. Como nasceu e se formou o Serviço de Cardiologia. VI. O ensino para especialistas de Cardiologia que pretendi realizar. VII. A Expansão do Serviço de Cardiologia. VIII. A formação de uma Escola.
Eduardo Carneiro de Araújo Coelho (1896-1974). "Foi um médico cardiologista, professor universitário e humanista. Colaborou em várias clínicas escolares, entre as quais a de Neurologia, ao lado do Professor Egas Moniz, prémio Nobel português da Medicina. Foi, entre outros cargos, director da Clínica Universitária de Cardiologia do Hospital de Santa Maria, devendo-se-lhe a individualização desta especialidade. Publicou vários trabalhos sobre Cardiologia e Endocrinologia ; e também sobre diversos temas humanísticos, nomeadamente questões ligadas à Universidade. Foi médico pessoal de António de Oliveira Salazar, acompanhando-o até ao fim dos seus dias. 
Publicou vários trabalhos sobre cardiologia e endocrinologia, trabalhos terapêuticos e experimentais e também sobre questões ligadas à universidade, como A Finalidade da Universidade e o Problema da Universidade Portuguesa (1934), A Cultura Humanista e a Medicina (1936), A Cadeira Propedêutica Médica (1961), entre outros."
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário