20 dezembro, 2013

COELHO, Campos – UM ÊRRO JUDICIÁRIO : o 411 está inocente! Lisboa, Editorial Labor, 1937. In-4.º (25,5 cm) de 290, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Peça jurídica sobre o assassinato de Albino Barcelos, agente da P.S.P. do Funchal, em 6 de Fevereiro de 1931, no seguimento dos "gravíssimos tumultos, conhecidos pelo movimento das farinhas", que ocorreram naquela cidade insular.
Livro ilustrado com fotografias, desenhos e fac-símiles relativos à reconstituição do crime.
“O Crime da «Fábrica de S. Filipe». Pedido de Revisão da Sentença que injustamente condenou José Fernandes, na pena de 20 anos de degredo, por um crime de homicídio praticado por Fernando Faria «o Arguim» - apresentado ao Supremo Tribunal de Justiça pelo advogado Campos Coelho.
Redigimos esta petição, por amor à Verdade e em homenagem à honrada Justiça Portuguesa que, assim, desejamos servir modesta mas dedicadamente.
A sua publicidade, através deste livro, que tão insistentemente nos foi solicitada em nome da defesa do condenado, levará a todos os cantos da sua Ilha Maravilhosa o grito de protesto com que José Fernandes, há seis longos anos, heroicamente vem proclamando a sua claríssima Inocência!
Compreendendo e sentindo o perigo que corremos – acusando uma poderosa quadrilha de malfeitores – nem por isso deixaremos de abençoar o momento sublime em que entrámos nesta cruzada pela salvação do Inocente!”
(Excerto da introdução)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas e lombada com defeitos.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário