16 abril, 2012

CARVALHO, D. Maria Amalia Vaz de – UMA PRIMAVERA DE MULHER : poema em 4 Cantos. Por… Precedido de um prologo (conversa ao reposteiro) por Thomaz Ribeiro. Lisboa, Typographia Franco-Portugueza, 1867. In-8.º (22,5cm) de [8], 164 p. ; B.
1.ª edição.
Primeira obra da autora. “Poema narrativo em quatro cantos, prefaciado por Tomás Ribeiro e acompanhado de uma carta de António Feliciano de Castilho, que teria sugerido o título à poetisa. No prefácio, o autor de D. Jaime elogia o "talento de eleição e de excepção" manifestado no livro, que considera marcado pela trindade "a mulher, a inocência e a solidão". O poema, absolutamente romântico, trata dos amores infelizes de Beatriz e Vasco, narrado do ponto de vista feminino.”
Maria Amália Vaz de Carvalho (1847-1921). "Nasceu e faleceu em Lisboa. Casada com o poeta Gonçalves Crespo, a sua residência tornou-se no primeiro salão literário de Lisboa, tendo-o frequentado Camilo, Ramalho Ortigão, Eça de Queirós, Guerra Junqueiro e muitos outros. Além de poetisa consagrada pelos intelectuais da época, escreveu crónicas jornalistas em vários jornais, entre eles o Diário Popular, assinando-as com o pseudónimo Valentina de Sucena. Dedicou-se a questões como a educação e o papel da mulher na sociedade da época. Foi a primeira mulher a ingressar na Academia de Ciências de Lisboa.”
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Páginas algo oxidadas. Dedicatória autógrafa (não da autora) na f. anterrosto.
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário