CONSTITUIÇÃO POLITICA DA MONARQUIA PORTUGUEZA, DECRETADA PELAS CÔRTES GERAES EXTRAORDINARIAS E CONSTITUINTES, REUNIDAS EM LISBOA NO ANNO DE 1821. Coimbra: Na Imprensa da Universidade, 1836. In-8.º (15 cm) de [4], 115 p. ; B.
"Resultado dos trabalhos das Cortes Gerais Extraordinárias e Constituintes da Nação Portuguesa de 1821-1822, eleitas pelo conjunto da Nação Portuguesa - a primeira experiência parlamentar em Portugal, nascida na sequência da revolução liberal de 24 de Agosto de 1820, no Porto, a Constituição Política da Monarquia Portuguesa aprovada em 23 de Setembro de 1822 foi a primeira lei fundamental portuguesa e o mais antigo texto constitucional português, o qual marcou uma tentativa de pôr fim ao absolutismo e inaugurar em Portugal uma monarquia constitucional. Apesar de ter estado vigente apenas durante dois efémeros períodos - o primeiro entre 1822 e 1823, o segundo de 1836 a 1838, - foi um marco fundamental para a História da democracia em Portugal, e qualquer estudo sobre o constitucionalismo terá que a ter como referência nuclear."
Exemplar protegido por encadernação em cartolina cuja capa reproduz a capa anterior original que conserva.
Livro frágil em bom estado geral de conservação; por aparar; apresenta-se com falhas marginais incluindo no pé das primeiras quatro páginas e capa.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível
Com interesse histórico.
Sem comentários:
Enviar um comentário