ESTEVAM, José - A RESTAURAÇÃO DA IGREJA MATRIZ DE ALCOCHETE. Análise ao Boletim n.º 33 da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. Lisboa, Couto Martins, 1948. In-8.º (19cm) de 112, [1] p. ; il. ; E.
1.ª edição.
Interessante monografia sobre a Igreja de São João Baptista, também conhecida por Igreja Matriz de Alcochete.1.ª edição.
Matérias:
I - A bibliografia e a saudade alcochetana; II - O Senhor da Barroca de Alva e a tradição da terra; III - Usurpações e despotismos de Jácome Ratton; IV - O Senhor da Barroca continua a prejudicar os alcochetanos; V - O «patriotismo» do riquíssimo francês Ratton; VI - Ratton industrial, comerciante e «bom português»; VII - A Senhora Aparecida e os mantimentos do Clero de Alcochete; VIII - O Rei Venturoso e a decadência de Alcochete; IX - Um parênteses sobre o Vice-rei de Portugal e Domínios; X - Alguns senões das obras da igreja matriz; XI - Palavras significativas e uma lembrança no fecho da análise.
José Estevam será, aparentemente, pseudónimo de alguém cujo verdadeiro nome se desconhece, nascido algures em 1877 e falecido, em Lisboa, a 28 de Dezembro de 1960. Escreveu imensos artigos no extinto jornal local «A Voz de Alcochete» e vários livros sobre as gentes de Alcochete, alguns dos quais fruto de significativa investigação histórica, tendo colaborado na revista municipal de Lisboa até muito perto da data do seu falecimento." (Fonseca Bastos in praiadosmoinhos. blogspot.com)
Encadernação em meia de pele com ferros a ouro na lombada; conserva as capas de brochura.
Excelente exemplar; assinatura de posse no rosto.
Muito invulgar.
Indisponível