07 agosto, 2018

TIERNO, João Henriques Barroso - A INDUSTRIA DO CAVALLO EM PORTUGAL. Dissertação inaugural. Apresentada e defendida por... Julho de 1911. Lisboa, Instituto Geral das Artes Graphicas : Sociedade Cooperativa - Limitada, 1911. In-8.º (21,5cm) de [2], 50, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Muito valorizada pela dedicatória autógrafa do autor a Lourenço Cayolla.
"Desejariamos ao começar o nosso trabalho, dizer n'este capitulo alguma coisa de positivo ácerca da estirpe primitiva do cavallo e marcar nitidamente a epocha do apparecimento do cavallo no territorio, hoje Portugal. [...] Bastante se tem discutido ácerca da estirpe primitiva do cavallo, se foi uma só ou mais do que uma para as differentes raças que hoje se conhecem. Ha sectarios da unidade e tambem os ha da pluralidade de estirpes em differentes centros de creação, e de algum modo filiadas, a especies ou raças equinas fosseis da fauna terciaria. [...]
Como quer que seja formou-se a raça peninsular, bem distincta das do centro da Europa, pela sua ligeireza, elegancia de formas e resistencia, e quer elle proceda d'uma ou d'outra ou do cruzamento das duas, o facto é que acompanhou na peninsula os celtas e os iberos assim como depois os cartaginezes e os romanos durante as suas respectivas ocupações.
Estes ultimos tinham já no no fim da republica em grande apreço os cavallos d'estas região, e assim se mantiveram até ao meado do seculo XVIII, como os melhores cavallos para alta escola, servindo de lustre e ostentação de cavallos de estado, ás principaes côrtes europeas.
Hoje pouco ou nada se fala do cavallo peninsular."
(Excerto da dissertação)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis, ligeiramente oxidadas, com pequenos defeitos.
Raro.
A BNP tem apenas um exemplar registado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário