15 agosto, 2018

CALADO, Rafael Salinas - MEMÓRIAS DUM FERRO-VELHO. [Por]... Director Honorário do Museu e Biblioteca Municipais de Torres Vedras. Lisboa, Portugália Editora, [1947]. In-8.º (22,5cm) de 207, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Conjunto de interessantes crónicas versando os mais diversos assuntos, vivenciadas ou do conhecimento do autor.
Livro valorizado pela dedicatória autógrafa de Salinas Calado.
"A reincidência na elaboração de novas memórias, nasce em mim dum defeito congénito: a tendência para juntar velharias ou arquivar na memória factos passados do meu conhecimento, ou a que assisti no ultrapassado meio século da minha vida.
Assim, tenho trazido, aglomeradas e até talvez mal arrumadas na memória, recordações de acontecimentos, algumas de interesse, ainda que pequeno, que, juntas a impressões colhidas em viagens no nosso país, me animaram a encetar este esvaziar de reminiscências. [...]
E assim porque neste livro se entrelaçam recordações emotivas com assuntos de tempos passados, no revolver de uma memória que não foi má, eu entendi que poderia baptizá-la com o nome com que o apadrinho de «Memórias dum Ferro-Velho»."
(Excerto do preâmbulo, Breves Palavras)
Índice:
Breves Palavras. - História dum livro de arte. - Um móvel histórico no Museu Municipal de Torres Vedras. - A cadeirinha dourada do Paço do Cardido. - Lenda sobre a Arrábida. - O Manuel Pedro. - Uma grande dama portuguesa. - Autógrafos. - O coração do antiquário. - Aquilino Ribeiro e o arroz de caril. - Maria das Dores Pintora. - Comezainas nacionais, discursatas e menús. - O protes dental. - Um passeio maravilhoso à Senhora do Socorro. - A visita do «Richelieu» e a galantaria dum oficial da armada francesa. - Um mês de férias em Santa Comba Dão. - Quem pintou os quadros de Santa Maria do Castelo de Torres Vedras? - João Neves da Fontoura. - Tipos castiços de torrenses. - Dois velhos de espírito moço. - Um grande português. - A revolução do 19 de Outubro e a vila de Torres Vedras. - Atentados políticos: Regicídio e magnicídios. - O meu primeiro despacho. - A exposição de Henrique Pousão em Lisboa. - Um autógrafo em verso de Júlio Mardel de Arriaga. - O Album dos visitantes da Quinta de Mira-Mar na Figueira da Foz. - Vencer na vida. - Casa paterna.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos. Lombada apresenta falha de papel na extremidade superior.
Invulgar e muito curioso.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário