03 agosto, 2018

MENDES, Victor - O EXAME DE ANATOMIA. (Historia triste d'uma rapariga alegre). Lisboa, Composto e impresso na Imprensa de Manuel Luca Torres, [s.d.]. In-8.º (19cm) de 81, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Conjunto de quatro curtas novelas, duas delas históricas:
O anti-militarista, sobre a Grande Guerra e Mais alêm do Amor, cuja acção decorre durante as campanhas de Garibladi contra os exércitos austríacos. Quanto às duas restantes novelas, a que dá o título ao livro, passa-se em Lisboa, sendo a segunda um conto regional alentejano.
"Nas trincheiras de Argonne, aos primeiros alvores da madrugada.
Marcelo tinha chegado na vespera, e insistia por um logar nos postos avançados da linha de fogo.
Fôra um acontecimento a aparição estranha do propagandista llibertario, e aos que o interrogavam sobre os motivos d'aquela patriotica conversão, ele respondia numa firmeza de convicto: «Venho pagar á França a minha liberdade.» E seguia serenamente para o seu logar da vanguarda.
Os francezes haviam conquistado nos ultimos dias mais alguns metros de terreno, e as duas linhas de trincheiras, nos dois campos, distanciavam-se pouco mais de cincoenta metros. Em momentos de treguas, os inimigos dialogavam."
(Excerto de O anti-militarista)
Índice:
O Exame de Anatomia. Santa Cruz. O anti-militarista. Mais alêm do Amor.
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Sem contracapa. Capa frágil com falhas de papel de relevo. Miolo em bom estado. Para encadernar.
Raro.
A BNP possui apenas um exemplar no seu acervo.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário