26 agosto, 2018

BARROS, Major Francisco José de - PORTUGUESES NA GRANDE GUERRA. Narrativas dum trincheirista. Angustias do cativeiro. Lisboa, Serviços Gráficos de Exército, 1925. In-8.º (18cm) de 226, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Colecção de memórias da Grande Guerra. O autor, na época capitão, narra as suas "peripécias" em França - no front e, por fim, enquanto prisioneiro dos alemães após o 9 de Abril. As miseráveis condições de vida nos campos de detenção, e o impressionante relato dos maus tratos, físicos e pscicológicos, fazem desta obra uma das mais interessantes e significativas que se publicaram sobre a 1.ª Guerra Mundial, e um importante testemunho para a história dos prisioneiros de guerra portugueses.
Livro extremamente raro, ilustrado com alguns desenhos no texto.
"A 12-6.º-918, três oficiais portugueses, conseguiram efectuar a fuga do Campo de Rastatt, o cap. Pires do B. I. 13, e os tenente Neto e alferes Calazans do B. I. 4.
Haviam organizado um farnel bastante escasso para tão longa viagem pelo Vale do Rheno até à Suissa, para o qual concorreram alguns camaradas com o pouco de que puderam dispôr, algumas conservas, bolachas e algum pão negro.
Correndo o risco de serem descobertos pelas ferozes sentinelas instruidas com as ordens mais severas de matar quem o tentasse, realizaram o seu intento com o auxilio de um alicate corta arame alcançado pelo Calazans da ferramenta dum carpinteiro alemão, com que conseguiram cortar os arames das vedações, depois de terem rastejado da barraca até elas, seguindo um caminho prévia e cautelosamente estudado ao longo da fraca sombra de leve ondulação do terreno contra a intensa luz dos arcos voltaicos dispostos em volta do campo bem iluminado."
(Excerto de Audaciosa fuga de 3 prisioneiros portugueses)
Índice: 1. - Um aventureiro precóce. 2. - O arrancar d'um coração. 3. - Instrução e Humorismo. 4. - Vicissitudes e preparativos. 5. - Baptismo de fogo. O que é a sorte. 6. - Na Instrução de patrulhas. 7. - Seis dias de trincheira (1 a 6 de Março de 1918). 8. - Abnegação. 9. - O meu boleto. A minha cama. 10. - Um curto passeio na Terra de Ninguem. 11. - Rendição de serviço. Entrada nas trincheiras. 12. - Rendição de serviço. Sahida das trincheiras. 13. - Altruismo de bom camarada. 14. - Um belo episodio (Dezembro de 1917). 15. - Tenente Manuel Fernandes d'Oliveira. 16. - No «9 de Abril». 17. - Prisioneiros de Guerra (9 de Abril de 1918): 1) Desinfecção; 2) Mais sevicias e outros aspectos; 3) Morte d'um camarada; 4) Secção Pietas da Cruz Vermelha Suissa. C. V. Portuguesa; 5) Audaciosa fuga de 3 prisioneiros portugueses; 6) O que se vae passando e sofrendo; 7) Viagem de Rastatt a Breesen in Mecklemburg; 8) Mais notas diarias e martyrios; 9) Mais ephemerides. 18. - O que a experiencia comprova. 19. - Saudação da comissão Técnica da Arma d'Infanteria.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico e militar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário